20200605 steve mcqueen1

Quem acompanhou a lista de filmes selecionados para o Festival de Cannes 2020 deve ter estranhado a presença de dois filmes dirigidos por Steve McQueen, Lovers Rock e Mangrove, algo pouco usual na história do evento. Ausente das salas de cinema desde As Viúvas (2018), o diretor conduziu tais projetos em sigilo também porque, inicialmente, eles não seriam filmes.

A proposta inicial era realizar uma série de antologia chamada Small Axe, que traria episódios independentes situados na comunidade de um bairro em Londres, entre o final dos anos 60 e o início dos 80. No meio do caminho, McQueen abandonou tal proposta e decidiu que iria transformar cada episódio em um filme solo. Assim nasceram Lovers Rock e Mangrove, e ainda virão Alex Wheatle, Education e Red, White & Blue, todos sem previsão de estreia.

Com elenco (ainda) pouco conhecido, Lovers Rock trará uma história de amor e blues durante uma festa no início dos anos 80. Já Mangrove conta com Letitia Wright como protagonista e abordará a história verídica em torno do Mangrove 9, grupo de ativistas negros processados por terem promovido um protesto, em 1970. Tema altamente antenado com os dias atuais.

20200605 lovers rock
“Lovers Rock”

 

Tanto Lovers Rock quanto Mangrove farão sua estreia longe das salas de cinema, através do canal BBC One e seu player on-line – e tal decisão nada tem a ver com a pandemia de COVID-19. Nos demais países, o lançamento caberá ao Amazon Prime Video, ainda sem data definida.

LEIA MAIS:
Festival de Cannes 2020 :: Brasileiro Casa de Antiguidades é selecionado. Confira a lista completa
Festival de Cannes 2020 :: Curta brasileiro Menarca é selecionado para a Semana da Crítica
Steve McQueen afirma perceber racismo e sexismo nas críticas de As Viúvas

As duas abas seguintes alteram o conteúdo abaixo.
avatar
Jornalista e crítico de cinema. Fundador e editor-chefe do AdoroCinema por 19 anos, integrante da Abraccine (Associação Brasileira de Críticos de Cinema) e ACCRJ (Associação de Críticos de Cinema do Rio de Janeiro), autor de textos nos livros "100 Melhores Filmes Brasileiros", "Documentário Brasileiro - 100 Filmes Essenciais", "Animação Brasileira - 100 Filmes Essenciais" e "Curta Brasileiro - 100 Filmes Essenciais". Situado em Lisboa, é editor em Portugal do Papo de Cinema.
avatar

Últimos artigos deFrancisco Russo (Ver Tudo)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *