Esta, talvez, seja a categoria mais intrincada do Globo de Ouro 2019. Afinal, nenhuma das cinco concorrentes pode ser declarada, abertamente, como favorita. Candice Bergen, a nossa preferida, não foi indicada a mais algo – será que o peso do seu nome será suficiente? Rachel Brosnahan ganhou na edição passada, e ainda que neste ano esteja novamente indicada a todas as demais premiações, a gente bem sabe o quanto os membros da HFPA detestam repetir premiados. Will & Grace já conta um impressionante número de 30 indicações ao Globo de Ouro – e só a Debra Messing já concorreu outras seis vezes – e sabe com quantas vitórias? Zero! Ou seja, o convite sempre vem, agora o prêmio… nunca! Alison Brie concorreu no ano passado, e perdeu. Ficou de fora no Emmy e do Critics Choice, mas foi lembrada pelo Screen Actors Guild e pelo Satellite. Também ganhou nada até agora, mas está sempre entre as finalistas. E Kristen Bell… bom, sendo lembrada pela primeira vez no terceiro ano de The Good Place já parece ser bom demais, não é mesmo? Confira as nossas apostas!
Indicadas
- Kristen Bell, por The Good Place
- Candice Bergen, por Murphy Brown
- Alison Brie, por GLOW
- Rachel Brosnahan, por Maravilhosa Sra. Maisel
- Debra Messing, por Will & Grace
FAVORITA
Candice Bergen, por Murphy Brown
Dona de dois Globos de Ouro – e ambos por suas performances como protagonista da série Murphy Brown, em 1989 e em 1992 – Candice Bergen está em sua décima terceira indicação – e, mais uma vez, pelo mesmo programa, que teve um dos comebacks mais esperados da última temporada. Um intervalo de exatas duas décadas – entre 1998 e 2018 – separam o ano 10 do 11 do programa que conta os altos e baixos de uma apresentadora do telejornal mais assistido nos Estados Unidos! E se fez sucesso, muito em parte se deve à presença de Bergen, que voltou a sua personagem querida como se não tivesse se passado mais do que um mês longe dela. Dona de uma indicação ao Oscar e de cinco Emmys – todos ganhos por Murphy Brown, aliás – ela é uma das figuras mais queridas e estimadas de Hollywood, e reconhecê-la novamente será uma incrível demonstração de afeto e respeito a uma jornada impecável, um exemplo bem ao gosto do que os votantes do Globo de Ouro costumam saudar!
AZARÃO
Rachel Brosnahan, por Maravilhosa Sra. Maisel
Em qualquer outra premiação, Rachel Brosnahan seria considerada a franca favorita nesta disputa. Afinal, esta é sua segunda indicação ao prêmio – e ela ganhou na vez anterior. Além disso, levou para casa também o Emmy, o Gold Derby, os prêmios da Online Film & Television Association e da Television Critics Association, o Critics Choice (que disputa novamente em 2019) e está concorrendo pela primeira vez ao Screen Actors Guild Awards. Parece imbatível, não é mesmo? Não fosse somente um porém. Como já dito, ela ganhou o Globo de Ouro em sua primeira indicação. E se há uma regra dentro da lógica confusa dos votantes da Hollywood Foreign Press Association, é a de nunca repetir um vitorioso! Os exemplos, no histórico da festa, são muitos. Basta uma simples consulta nos resultados dos anos anteriores para descobrir que raramente houve casos em que os escolhidos de uma edição foram agraciados também na festa seguinte. Será que Brosnahan irá quebrar essa “maldição”?
SEM CHANCES
Kristen Bell, por The Good Place
Estrela de séries como Veronica Mars (2004-2007) e House of Lies (2012-2016), Kristen Bell conseguiu, neste ano, um feito inédito em sua carreira: sua primeira indicação ao Globo de Ouro! E isso pela terceira temporada de uma série que, ainda que tenha fãs ferrenhos entre o público, não é das mais amadas pelos críticos. Este feito, no entanto, foi bastante singular. No Emmy, os indicados foram Ted Danson e Maya Rudolph, enquanto no Critics Choice lembraram de Danson e do William Jackson Harper – no Screen Actors Guild, The Good Place segue sendo solenemente ignorada. E ainda que concorra também à Melhor Série Musical ou Comédia, só o fato de terem, enfim, se lembrado do programa já foi uma tremenda conquista – e podem ter certeza, esse será o máximo a ser comemorado neste ano.
ESQUECIDA
Issa Rae, por Insecure
Indicada ao Globo de Ouro em 2017 e em 2018, Issa Rae concorreu também neste ano ao Emmy e ao MTV Movie + TV Awards e está indicada ao Critics Choice e ao Satellite. Tudo isso a fazem de uma antiga favorita da premiação, que tinha tudo para marcar presença novamente na festa, mas acabou sendo ignorada pelos votantes da Associação de Imprensa Estrangeira de Hollywood. Além disso, neste ano esteve também no comentado O Ódio que Você Semeia (2018), e em Insecure ela é, além de aparecer como protagonista, também roteirista e produtora do programa. A situação fica ainda mais complicada se levarmos em conta que as cinco indicadas são mulheres cis, brancas e heterossexuais. Onde está a diversidade? A oportunidade para que ela se fizesse presente, e com talento suficiente para justificar essa participação, existia. Infelizmente, a deixaram passar.
:: Confira aqui tudo sobre o Globo de Ouro 2019 ::
Deixe um comentário