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O articulista exige do filme uma neutralidade que ele próprio, articulista, não tem. Como se o saber pudesse ser axiologicamete neutro. Percebe-se uma implicância gratuita com uma doutrina que ele mostrou que não conhece. E atenção: Espiritismo não é religião.
Fica claro que vc foi ao cinema pronto pra criticar o filme baseado em suas crenças. Tentou disfarçar falando algumas criticas do filme mas o objetivo claro foi criticar o filme por ser a visão espirita do cristianismo. Uma pena. Claro que vc irá negar, mas pouco me importa.
Prezado Marcelo, De fato, não tenho conhecimentos técnicos para opinar sobre questões relacionadas à fotografia, luz, efeitos visuais e demais conteúdos da arte cinematográfica, de modo que me abstenho de tecer quaisquer comentários em relação a esses aspectos. Quanto ao conteúdo e enredo do filme, contudo, percebo que o senhor adota um tom irônico, beirando ao deboche, para construir seu ensaio crítico. Ora, trata-se de um filme religioso, de modo que é, obviamente, baseado em "dogmas". Se o senhor não é espírita ou cristão, isso não vem (ou não deveria vir) ao caso em sua crítica. Ao adotar um tom de ironia e descrença em relação não ao enredo do filme em si ou a forma pela qual foi transmitida, mas em relação, principalmente, ao conteúdo religioso, a sua crítica cai em descrédito, pois revela que não é baseada essencialmente na técnica ou em conhecimento de cinema. Isso fica claro na seguinte passagem: "trajetória do chamado messias". Ora, por que "chamado"? "Chamado", aqui, equivale a "suposto". Em um contexto de crítica, o uso dessa expressão acaba assumindo um tom irônico, que incomoda bastante o leitor, já que este não encontra impessoalidade/neutralidade em sua fundamentação. Poderia simplesmente ter escrito: "trajetória de Jesus", que não possui qualquer conotação de pessoal desprezo. Sim, é um filme reliogioso, é um filme ideológico, esse é o objetivo mesmo do filme. Não há "falha" nisto, pois este foi justamente o objetivo, que se insere dentro de um contexto: o de apresentar a visão espírita sobre Jesus (ou pelo menos, de uma corrente doutrinariá espírita). A sua última frase é verdadeira, mas, justamente, o objetivo do filme não é apresentar a verdade final sobre a vida de Jesus, nem impor nada a ninguém, é apresentar a visão "espírita" sobre essa figura histórica. Por fim, o senhor usa muitos adjetivos e figuras inócuas de linguagem, o que denota o um preciosismo exagerado e não dá fluidez nem clareza ao texto. De resto, valeu a crítica.
Marcelo, qual sua religião?
Paulo, se assim for eles não são espíritas, pois o espiritismo não se autodenomina como a Verdade, muito pelo contrário, a beleza do espiritismo enquanto doutrina está em crer que TODAS as religiões são necessárias, pois diferentes e individuais como somos todos nós espíritos podemos nos afeiçoar a esta ou aquela doutrina. Iguais, apenas nos ensinamentos do Mestre... e para isso nem cristão precisa ser, afinal os preceitos budistas se assemelham por demais aos cristãos, assim como o islamismo. Quem deturpa as religiões é o homem falho e propositadamente esquecido dos conceitos do amor e caridade.
Então, como disse o Paulo .não tenho nenhuma condição de avaliar. Quanto a visão que nós espíritas temos do Mestre Jesus é diferente que outras religiões cristãs tem. Acho que o título do filme já duz não é mesmo? Não acreditamos em Jesus Salvador ...acreditamos Jesus Mestre que veio.nos ensinar o amor e por amor você vai se salvar.Fica fácil né, faz as besteiras na vida e só pq está em uma determinada religião está salvo??É muita ingenuidade.
quanto a filmagem, linguagem, fotografia, não tenho como fazer criticas, não sou do ramo, quanto aos conceitos religiosos e algum tipo de fundamentalismo que possa existir no filme, tirarei essas conclusões assim que vier a assistir, católicos e evangélicos tem a tendencia de serem os donos do cristianismo e únicos escolhidos do cristo, quero ver se os espiritas estão puxando sardinha para o lado deles, se assim for, estarão agindo com os outros.