float(4) float(1) float(4)

Crítica


5

Leitores


1 voto 8

Onde Assistir

Sinopse

Uma mulher que acredita estar sendo traída procura a ajuda de uma vidente meio destrambelhada. Enquanto isso, sua filha infeliz no casamento acaba se apaixonando por seu atraente chefe.

Crítica

Existe uma característica que une a maioria dos personagens de Você Vai Conhecer o Homem dos seus Sonhos, filme comandado por Woody Allen: eles são perdedores de marca maior. Se em seu trabalho anterior, Tudo Pode Dar Certo (2009), o cineasta amarrou as pontas da história deixando cada personagem com um desfecho otimista e alegre, o mesmo não pode ser dito deste novo longa-metragem, que usa e abusa do destino cruel e faz graça da crença cega em notórios charlatões.

No roteiro, assinado por Woody Allen, conhecemos dois casais em crise. Alfie (Anthony Hopkins) deixou sua mulher, Helena (Gemma Jones), depois de anos de casado no intuito de aproveitar como nunca a solteirice. No entanto, Alfie percebe que não é tão fácil viver a vida loca depois de certa idade. Já Helena recorre a uma vidente pouco confiável, Cristal (Pauline Collins), para consolá-la. A filha do ex-casal, Sally (Naomi Watts), também não está em seus melhores momentos com seu marido, Roy (Josh Brolin). Escritor de um sucesso só, Roy está ansioso para saber se seu novo romance será aceito pela sua editora. Enquanto isso, observa pela janela a bela – e comprometida – Dia (Freida Pinto). Neste ínterim, Sally trabalha com o charmoso Greg (Antonio Banderas), secretamente nutrindo sentimentos pelo chefe. A vontade de ter seu próprio negócio cria um conflito interno na mulher, que não deseja se afastar de Greg. O cineasta não tem pudores em infligir em seus personagens os piores castigos possíveis por seus “pecados”. Citando Shakespeare e sua famosa frase de MacBeth (“a vida é uma história cheia de som e fúria, contada por um idiota, significando nada”), Allen se reserva o direito de realmente não tentar passar mensagem alguma com as ações e decisões dos seres falhos que passeiam por sua história. Parece que todos estão andando sem rumo, mesmo que tenham objetivos aqui e acolá. Ao final da trama, é possível perceber que o “significando nada” de Shakespeare está presente de forma concreta neste mais recente trabalho do cineasta norte-americano.

O problema de Você vai Conhecer o Homem dos seus Sonhos é a irregularidade. O filme nunca se decide entre comedia ou drama. Quando comédia, o filme é menos engraçado do que deveria ser. Quando dramático, não chega a atingir uma profundidade esperada. Por ficar no meio do caminho o tempo todo, o resultado final fica bastante abaixo do esperado. Se o roteiro não é o exemplar mais genial da prolífica carreira de Woody Allen, ao menos o elenco é estelar e dá conta do recado. Anthony Hopkins recebe a incumbência de ser o alterego do cineasta na telona e não decepciona (emulando, inclusive, alguns trejeitos nervosos de Allen). Sua parceira de tela, Lucy Punch, surpreende positivamente como a espevitada prostituta Charmaine. Mas, neste núcleo, Gemma Jones é o real destaque, convencendo completamente como uma obtusa mulher que não vê outra saída se não confiar em uma vidente picareta.

Naomi Watts, Josh Brolin e Antonio Banderas estão igualmente corretos, como é de se esperar de um elenco escolhido a dedo pelo diretor. A decepção ao receber um trabalho menor do cineasta depois de certa expectativa é amenizada, afinal de contas, pelo trabalho acertado do elenco, por alguns bons momentos do texto e pelas belas paisagens de Londres. Mesmo estando aquém do esperado, um Woody Allen mediano acaba sendo melhor que muita coisa por aí.

As duas abas seguintes alteram o conteúdo abaixo.
avatar
é crítico de cinema, membro da ACCIRS - Associação de Críticos de Cinema do Rio Grande do Sul. Jornalista, produz e apresenta o programa de cinema Moviola, transmitido pela Rádio Unisinos FM 103.3. É também editor do blog Paradoxo.
avatar

Últimos artigos deRodrigo de Oliveira (Ver Tudo)

Grade crítica

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *