O Festival de Cinema de Vitória inicia nesta sexta-feira, dia 11, no Espírito Santo. Durante 6 dias, mais de 100 filmes serão exibidos em diversas mostras e concorrerão ao Troféu Vitória em diferentes categorias e a premiações extras. A programação, gratuita, contará com sessões no Theatro Carlos Gomes e no Cineclube Metrópolis, além de oficinas, lançamentos e debates no Hotel Senac Ilha do Boi. Este ano, o Festival homenageia os atores José Augusto Loureiro (homenageado capixaba) e Matheus Nachtergaele (homenageado nacional); o cineasta Luiz Carlos Lacerda (conhecido como Bigode), que completa 50 anos de carreira e o diretor de cinema capixaba Penna Filho, falecido este ano. A estimativa é de que o evento movimente um público de 30 mil pessoas.
Os títulos que serão exibidos contemplam os gêneros documentário, ficção e animação, em curta e longa-metragem, e foram escolhidos entre cerca de 650 produções inscritas vindas de todo o Brasil. Serão nove mostras competitivas: a 19ª Mostra Competitiva Nacional de Curtas; a 5ª Mostra Competitiva Nacional de Longas; a 4ª Mostra Foco Capixaba, com o melhor do cinema local; a 4ª Mostra Corsária, com filmes que apresentam pesquisas de linguagem da estética cinematográfica; a 5ª Mostra Quatro Estações, com produções que abordam a temática da diversidade sexual; o 16º Festivalzinho de Cinema, voltado para o público infanto-juvenil; a 2ª Mostra de Animação, com o melhor do cinema brasileiro de animação; a Sessão Especial BNDES (curtas), com exibição de uma série de curtas-metragens; e a 2ª Mostra Outros Olhares, com oito curtas capixabas.
Além dessas, haverá as sessões especiais, com exibição de longas-metragens fora de competição, todas no Theatro Carlos Gomes: Sessão Especial Petrobras, com exibição de A Luneta do Tempo (2014), de Alceu Valença, na abertura do Festival; Sessão Especial BNDES (longa), com o filme Trinta (2014), de Paulo Machline, com o homenageado Nachtergaele como protagonista; Sessão Especial Viradão Vitória, que acontecerá na madrugada de sábado (12/09) para domingo (13/09), dentro da programação do Viradão Vitória, com exibição de O Animal Sonhado (2015), de Breno Baptista, Luciana Vieira, Rodrigo Fernandes, Samuel Brasileiro, Ticiana Augusto Lima e Victor Costa Lopes; Sessão Homenagem a Penna Filho, com a exibição do último filme do diretor, Das Profundezas (2015); e Sessão Especial de Encerramento, com a projeção de Teobaldo Morto, Romeu Exilado (2014), de Rodrigo de Oliveira, que tem coprodução da Galpão Produções. O festival trará ainda para o público de Vitória o longa-metragem Sangue Azul (2014), de Lírio Ferreira, em exibição de caráter especial, na segunda-feira (14/09), às 14h.
No total, 16 curtas farão sua estreia no Festival. Além disso, há produções que se destacaram internacionalmente, como os dois curtas exibidos em competições do Festival de Cannes: Quintal (2015), de André Novais de Oliveira, e Sem Coração (2014), de Nara Normande e Tião, que recebeu o Prêmio de Melhor Curta-Metragem. A Festa e os Cães (2015), de Leonardo Mouramateus, levou o prêmio de Melhor Curta-Metragem no 37º Cinéma du Réel, festival sediado em Paris, e o documentário Dorsal, de Carlos Segundo e Cristiano Barbosa, foi exibido no Visions du Réel 2015, tradicional festival suíço.
A Mostra Competitiva Nacional de Longas exibirá cinco filmes. Entre as obras selecionadas, está Ela Volta na Quinta (2014), de André Novais Oliveira, filme mineiro que participou de diversos festivais, como 25th FID Marseille, Festival du Nouveau Cinema de Montreal, 18ª Mostra de Cinema de Tiradentes, 47º Festival de Brasília do Cinema Brasileiro, IFFRotterdam, Ficunam e BAFICI, e ganhou prêmio de Melhor Filme pelo Panorama Coisa de Cinema e Semana dos Realizadores, entre outros.
A maratona cinematográfica será encerrada na noite de 16 de setembro e incluirá a apresentação dos filmes vencedores das duas últimas edições do Concurso de Roteiro Capixaba, Talvez Amanhã (2013), de Jeffe Pinheiro, vencedor em 2013, e Intenso (2014), de Ricky Oliveira, autor do roteiro premiado no ano passado, e também o lançamento do curta João, de Carlos Augusto de Oliveira. Neste mesmo dia, ao final das exibições, serão anunciados os ganhadores do Troféu Vitória em mais de 20 categorias, escolhidos por um júri formado por profissionais da área cinematográfica e também pelo júri popular. Confira a programação completa aqui.
(Fonte: Palavra Assessoria em Comunicação)
Últimos artigos de (Ver Tudo)
- Top 10 :: Dia das Mães - 12 de maio de 2024
- Tendências de Design de E-mail Para 2022 - 25 de março de 2022
- Saga :: A Era do Gelo - 1 de fevereiro de 2022
Deixe um comentário