20190826 fernanda young papo de cinema

A escritora, atriz e roteirista Fernanda Young morreu neste domingo, 25, aos 49 anos, após uma crise de asma seguida de parada cardíaca. Ela chegou a dar entrada no hospital de Paraisópolis, cidade mineira próxima a Gonçalves, onde sua família tem um sítio, mas não resistiu. Fernanda, que sofria de insuficiência respiratória desde a adolescência, começou a sentir falta de ar na tarde de sábado, conforme relato de amigos. O velório aconteceu na tarde de domingo, no Cemitério Congonhas, em São Paulo, onde também ocorreu o sepultamento, sem a presença da imprensa. Fernanda entraria em cartaz no dia 12 de setembro com a peça Ainda Nada de Novo, na qual contracenaria com a colega Fernanda Nobre.

LEIA MAIS
Peter Fonda morre aos 79 anos em Los Angeles
Ator João Carlos Barroso morre aos 69 anos
Cineasta francês Jean-Pierre Mocky morre aos 86 anos

Fernanda Young começou sua carreira na televisão em 1995 com A Comédia da Vida Privada, adaptando às telinhas os textos de Luis Fernando Veríssimo ao lado do marido, Alexandre Machado. Em 1996 lançou seu primeiro livro, Vergonha dos Pés. O grande sucesso de sua carreira televisiva, porém, viria em 2001, com o lançamento da série Os Normais (2001-2003), estrelada por Fernanda Torres e Luiz Fernando Guimarães. O programa foi co-roteirizado por Alexandre e Jorge Furtado. Sua carreira literária prosseguiu com À Sombra das Vossas Asas (1997), Carta Para Alguém Bem Perto (1998) e As Pessoas dos Livros (2000).

Ainda na televisão, Fernanda Young foi uma das apresentadoras do Saia Justa, do cabal GNT, entre 2002 e 2003, e estrelou o programa Irritando Fernanda Young, entre 2006 e 2010. Fernanda constantemente fomentava a imagem de polemista, como na turnê de divulgação da revista Playboy, para a qual posou nua em 2009: “Não acredito que se masturbem com minha Playboy. Lendo meus livros, sim”, disse ela numa das sessões de autógrafo da revista.

20190826 fernanda young papo de cinema2
Foto: Reprodução/TV Globo

O último trabalho de Fernanda Young para a televisão foi a série Shippados (2019-), produção original Globoplay estrelada por Tatá Werneck e Eduardo Sterblitch.

As duas abas seguintes alteram o conteúdo abaixo.
avatar

avatar

Últimos artigos de (Ver Tudo)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *