Brian De Palma

  • Brian Russell De Palma
  • 11 de setembro, 1940
  • Nova Jersey, EUA
  • Norte-americano
  • Diretor, Roteirista

Biografia

Brian De Palma é filho de um cirurgião, nascido de uma família ítalo-americana. Apaixonado pelo cinema desde pequeno, começou a chamar a atenção do público e da crítica como realizador no final da década de 1960, lançando em sequência diversos suspenses e exemplares de terror claramente influenciados pelo estilo de Hitchcock. Com a ideia de cursar Física na universidade, ainda jovem decidiu mudar de profissão após assistir a Cidadão Kane (1941). Assim, se inscreveu na Sarah Lawrence College para seguir carreira com filmes. Com Saudações (1968), começou a trilhar seu caminho em Hollywood, dando o primeiro papel creditado da carreira de Robert De Niro.

O sucesso, porém, veio apenas com Carrie: A Estranha (1976), através do qual deixou sua marca com a técnica de dividir a tela. O impacto deste conto de horror baseado no romance de Stephen King foi tamanho que acabou recendo duas indicações ao Oscar. Despontando como um dos grandes diretores surgidos na década de 1970, seguiu sua carreira nos anos seguintes realizando trabalhos controversos, como Scarface (1983) - um fenômeno de público desprezado pela crítica - e Os Intocáveis (1987) - adaptação para o cinema da famosa série de televisão que rendeu um Oscar para Sean Connery.

Os anos 1990 também não foram fáceis para o cineasta. Se a transposição para a tela grande do romance de Tom Wolfe, A Fogueira das Vaidades (1990), com Tom Hanks e Bruce Willis, foi um grande fracasso, ao voltar para o universo da televisão em Missão: Impossível (1996), estrelado por Tom Cruise, conquistou aquele que seria o maior sucesso comercial de sua carreira, tendo arrecadado quase meio bilhão de dólares nas bilheterias ao redor do planeta. Apesar de contar com seis indicações às afamadas Framboesas de Ouro, já foi premiado nos festivais de Berlim e de Veneza, dois dos mais importantes eventos cinematográficos de todo o mundo.