Drauzio Varella

  • Antônio Drauzio Varella
  • 3 de maio, 1943
  • São Paulo, SP, Brasil
  • Brasileiro
  • marido da atriz Regina Braga (desde 1981)
  • Escritor

Biografia

Antônio Drauzio Varella nasceu na cidade de São Paulo, no Brasil. Estudou medicina na Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo. Durante 20 anos, dirigiu o serviço de imunologia do Hospital do Câncer (São Paulo) e, de 1990 a 1992, o serviço de câncer do Hospital do Ipiranga. Foi professor em várias faculdades do Brasil e em instituições em outros países, como o Memorial Hospital de Nova York, a Cleveland Clinic, o Instituto Karolinska de Estocolmo, a Universidade de Hiroshima e o National Cancer Institute, em Tóquio.

Além do câncer, Varella também estuda a AIDS e já estudou o sarcoma de Kaposi. Em 1989, iniciou um trabalho no presídio do Carandiru investigando a prevalência do vírus HIV nos detentos. Até 2002, ano em que o presídio foi desativado, trabalhou como médico voluntário no local. Varella chegou a idealizar uma revista em quadrinhos, O Vira-Lata, como parte do plano de prevenção da AIDS na cadeia. Seu trabalho na penitenciária o aproximou do cineasta Hector Babenco, que realizou o premiado drama Carandiru (2003) – baseado no livro do médico.

Drauzio também é conhecido no cenário audiovisual por outra obra literária que gerou a série Carcereiros (2017-2019) – e também a adaptação cinematográfica Carcereiros: O Filme (2019). Além desses, participou dos populares documentários Rita Cadillac: A Lady do Povo (2007) e Quebrando o Tabu (2011).