Florinda Bolkan

  • Florinda Soares Bulcão
  • 15 de fevereiro, 1941
  • Uruburetama, Brasil
  • Brasileira
  • Atriz

Biografia

Florinda Soares Bulcão nasceu no interior do estado do Ceará, no Brasil, e quando pequena viveu nas cidades de Fortaleza e Rio de Janeiro. Filha do poeta, jornalista e político José Pedro Soares Bulcão, Florinda foi inicialmente datilógrafa de uma empresa de engenharia, aprendeu taquigrafia e estenografia, estudou inglês e francês, e conseguiu um emprego como comissária de bordo da Varig. Na adolescência, foi para os Estados Unidos, onde participou de comerciais de televisão. Em 1968, buscando a carreira de atriz, mudou-se para a Itália. Lá, adaptou a grafia de seu sobrenome (Bulcão) para torná-lo mais pronunciável para estrangeiros.

Em 1968, tornou-se amiga da condessa e produtora cinematográfica Marina Cicogna, que foi responsável por apresentar Florinda ao cineasta Luchino Visconti, primo de Marina. O realizador improvisou um teste para a jovem atriz atuar em Os Deuses Malditos (1969), longa indicado ao Oscar de Melhor Roteiro Original. Florinda alçou fama internacional a partir de Numa Noite... Um Jantar (1969) e Momentos Eróticos (1969), pelo qual foi premiada como Melhor Atriz no David di Donatello (Oscar Italiano) e se tornou a atriz brasileira mais famosa de sua geração em terras estrangeiras.

Em 2000, fez sua estreia como diretora, com o filme brasileiro Eu Não Conhecia Tururu (2000). Além de dirigir, ela também faz um dos papeis principais. A obra foi um dos destaques do Festival de Gramado.