Geraldo Del Rey
- Geraldo Homem D'El Rey Silva
- 29 de outubro, 1930
- Ilhéus, BA, Brasil
- 25 de abril, 1993
- São Paulo, SP, Brasil
- Brasileiro
- Ator
Biografia
Geraldo Homem D'El Rey Silva nasceu na cidade de Ilhéus, no estado da Bahia, no Brasil. Fez curso de arte dramática na Universidade de Salvador e começou sua carreira artística no teatro. Debutou no cinema com uma participação discreta no romance Somos Dois (1950). Em seguida, estrelou o criminal Redenção (1959) e os dramas Bahia de Todos os Santos (1960) e A Grande Feira (1961), sendo peça importante no pequeno ciclo baiano que antecedeu o Cinema Novo.
Em 1961, no final da faculdade, conheceu o diretor Anselmo Duarte. O realizador o convidou para integrar o elenco de O Pagador de Promessas (1962). Pela obra, vencedora da Palma de Ouro no Festival de Cannes e indicada ao Oscar de Melhor Filme Estrangeiro, começou a ganhar destaque no meio cinematográfico. Entretanto, estabeleceu seu nome na História do cinema ao protagonizar o icônico Deus e o Diabo na Terra do Sol (1964), de Glauber Rocha, como o vaqueiro Manoel.
Conhecido como o "Alain Delon brasileiro", devido à sua semelhança com o astro francês, o artista também construiu uma sólida carreira na teledramaturgia nacional. Entre os anos 1970 e 1990, atuou em mais de dez novelas. Del Rey faleceu em 1993, vítima de um câncer de pulmão.