Guilherme Fontes

  • Guilherme Machado Cardoso Fontes
  • 8 de janeiro, 1967
  • Rio de Janeiro, Brasil
  • Brasileiro
  • Ator, Diretor

Biografia

Começou estudando atuação no Teatro Tablado, no Rio de Janeiro. Chamando atenção para seu desempenho artístico em meados dos anos 1980, foi convidado a fazer pequenas participações em novelas da Rede Globo, como os sucessos Tititi (1985) e Selva de Pedra (1986). Estreou no cinema já como protagonista e seguiu nas telonas até o final da década, quando então passou a dedicar-se por um longo período apenas as telenovelas, só voltando a atuar para um longa-metragem em 2007.

Porém, se como ator Fontes se manteve na televisão, em 1998 ele decidiu investir pela primeira vez em seu potencial como diretor de cinema, ao assumir a superprodução brasileira Chatô: O Rei do Brasil, na época orçada em mais de R$13 milhões. Entretanto, atrasos contínuos na entrega do filme geraram desconfortos e suspeitas por parte da ANCINE e dos órgãos responsáveis, que duas vezes interromperam as gravações e a pós-produção para que as finanças fossem investigadas pelo Tribunal de Contas da União.

Mesmo que tudo tenha sido acertado, o episódio marcou a carreira de Guilherme, cujo filme se tornou motivo de falatório através dos 17 anos que levou para ser finalmente lançado, o que só aconteceu em 2015. Durante esse período, venceu dois Troféu Imprensa por suas participações em novelas, e casou-se com Patrícia Lins e Silva, com quem tem dois filhos.