Hebe Camargo

  • Hebe Maria Monteiro de Camargo Ravagnani
  • 8 de março, 1929
  • Taubaté, São Paulo
  • 29 de setembro, 2012
  • São Paulo, SP, Brasil
  • Brasileira
  • Atriz

Biografia

Hebe Maria Monteiro de Camargo Ravagnani nasceu na cidade de Taubaté, no Brasil. Desde criança, cantava em corais escolares e evangélicos. Aos 14 anos, iniciou como cantora na rádio Tupi. Famosa por seu trabalho como cantora, e também no quarteto Dó-Ré-Mi-Fá, foi convidada por Assis Chateaubriand para participar da primeira transmissão ao vivo da televisão brasileira, no bairro do Sumaré, na cidade de São Paulo, em 1950. Em 1955, Hebe iniciou o primeiro programa feminino da TV brasileira, O Mundo é das Mulheres, dirigido por Walter Forster.

Em 10 de abril de 1966, vai ao ar pela primeira vez o seu programa dominical Hebe, acompanhada do músico Caçulinha na TV Record - o programa a consagrou como entrevistadora e a tornou líder absoluta de audiência da época. Durante a Jovem Guarda muitas personalidades e novos talentos passaram pelo “sofá da Hebe”. Em 1986, foi para o SBT, onde apresentou três programas: Hebe, no ar até 2010, Hebe por Elas e Fora do Ar, além de participar do Teleton e especiais humorísticos. No cinema, debutou em Quase no Céu (1949), de Oduvaldo Vianna. Se destacou principalmente por seu trabalho em Liana, a Pecadora (1951) e A Verdadeira História de Romeu e Julieta (1990).

Hebe Camargo morreu em 29 de setembro de 2012, em São Paulo aos 83 anos após sofrer uma parada cardiorrespiratória, enquanto dormia. O corpo foi velado no Palácio dos Bandeirantes, sede do governo do estado de São Paulo e sepultado no Cemitério Gethsêmani. Em homenagem à artista, uma avenida em São Paulo ganhou seu nome, a Avenida Hebe Camargo. Tida como a “Rainha da Televisão Brasileira”, é considerada por especialistas umas das mais importantes comunicadoras da história do Brasil.