Jacques Tati

  • Jaques Tatischeff
  • 9 de outubro, 1907
  • Le Pecq, França
  • 4 de novembro, 1982
  • Paris, França
  • Diretor, Roteirista, Ator

Biografia

Descendente de uma nobre família russa, seu avô era conde e serviu na Embaixada russa em Paris. Seu pai, Emmanuel Tatischeff trabalhava com restauração de fotografias quando se casou com Marcelle van Hoof, que vinha de uma família de italianos e alemães e que viria a dar a luz a Jacques Tati. Ele não seguiu o negócio da família, chegando a estudar em um colégio militar.

Após a graduação, se dedicou aos esportes, lutando boxe e até indo para Londres para uma breve temporada praticando rugby. Ainda que considerasse seguir a carreira como profissional no rugby, outro talento seu se destacava: era ótimo em imitar seus colegas de time. Foi aí que duas de suas paixões se uniram.

A partir de 1931, rodou as casas de teatro de Paris com suas trapalhadas, imitações de um garçom bêbado e outros números cômicos. Foi nessa época que abreviou seu nome para Tati, o que facilitaria na hora de ser apresentado nos teatros. De lá para o cinema, não demorou muito. Estreou no curta-metragem Oscar, champion de tennis (1932) e foi justamente em filmes de menor duração que começou como diretor e roteirista.

O personagem criado no início da carreira teatral, Sr. Hulot, assumiu status de alter ego, e ganhou destaque no cinema em As Férias do Sr. Hulot (1953), que rendeu a Tati a indicação de Melhor Roteiro no Oscar.

Acumulou prêmios em filmes que empregavam bastante atores não-profissionais e se manteve sua independência como realizador. Faleceu em novembro de 1982, aos 75 anos, por conta de uma pneumonia. Em 2011, O Mágico (2010), animação francesa com o texto adaptado de um roteiro original de Tati foi indicada ao Oscar como Melhor Animação.