Jean Seberg

  • Jean Dorothy Seberg
  • 13 de novembro, 1938
  • Marshalltown, Iowa, EUA
  • 30 de agosto, 1979
  • Paris, França
  • Norte-americana
  • Atriz

Biografia

Jean Dorothy Seberg nasceu na cidade de Marshalltown, nos Estados Unidos. Estudou artes dramáticas na Universidade de Iowa e iniciou sua carreira como atriz no teatro. Após tentar diversos papéis em Hollywood, migrou para a França. Lá, participou de uma seleção que escolheria a atriz principal de Santa Joana (1957), de Otto Preminger. Entre oito mil candidatas, saiu vencedora e, a partir daí, sua carreira deslanchou.

Em seguida, participou do drama Bom Dia, Tristeza (1958) e da comédia O Rato que Ruge (1959). Entretanto, estabeleceu seu nome na História da Sétima Arte em 1960, ano em que protagonizou o Acossado (1960). Pelo icônico longa-metragem vanguardista de Jean-Luc Godard foi indicada ao BAFTA e considerada uma das musas do movimento nouvelle vague. Também se destacou posteriormente por seu trabalho em Lilith (1964), Os Aventureiros do Ouro (1969) e Aeroporto (1970).

Jean casou-se quatro vezes. Seu primeiro marido foi cineasta François Moreuil, depois vieram o escritor Romain Gary, o diretor Dennis Berry e o ator Ahmed Hasni. Em 1979, a atriz foi encontrada morta, enrolada num cobertor no banco traseiro de seu carro, em Paris. Seberg foi vítima do FBI, em função de seu envolvimento com líderes do movimento civil norte-americano nos anos 1960. O órgão a colocou no topo da lista do programa de contrainteligência Cointelpro. De acordo com documentos tornados públicos adiante, a agência determinou a urgência de “neutralizá-la”. Para isso, lançou uma campanha difamatória, grampeou telefones, além de determinar o assédio de agentes. Parte de sua vida foi retratada no longa Seberg Contra Todos (2019), no qual é interpretada por Kristen Stewart.