Laura Dern
- Laura Elizabeth Dern
- 10 de fevereiro, 1967
- Santa Monica, Califórnia, EUA
- Norte-americana
- filha do ator Bruce Dern e da atriz Diane Ladd
- Atriz, Produtora
Biografia
Laura Dern, filha dos atores Bruce Dern e Diane Ladd, foi exposta desde a infância à indústria de cinema hollywoodiana. Seus pais divorciaram-se quando ela tinha dois anos e a partir daí perdeu contato com seu pai durante vários anos. Quando jovem, não se identificava com seus colegas mais conservadores por ser uma filha da contracultura, ligada ao misticismos e ao ativismo político. Já na pré-adolescência, encontrou refúgio no Instituto Lee Strasberg de teatro. Uma das suas primeiras participações foi como figurante no oscarizado Alice não Mora Mais Aqui (1974), do diretor Martin Scorsese.
O primeiro sucesso de sua carreira veio com o filme Gatinhas (1980), do diretor Adrian Lyne, um filme teen estrelado por Jodie Foster. Em seguida, após vários papéis menores no cinema, encontrou seu primeiro grande papel no jovem clássico Veludo Azul (1986), do diretor David Lynch, com quem mais tarde repetiu a parceria em Coração Selvagem (1990). Os dois filmes já mostraram sua versatilidade, com a inocente Sandy, de Veludo, e a inconsequente Lula, de Coração. Com As Noites de Rose (1991), Laura Dern conquista sua primeira indicação ao Oscar de Melhor Atriz.
Laura atingiu o sucesso comercial como a paleobotânica Dra. Ellie Satler no grande blockbuster Jurassic Park (1993) de Steven Spielberg. No mesmo ano, trabalhou com Clint Eastwood em Um Mundo Perfeito (1993). Anos depois, protagonizaria a estreia na direção do diretor Alexander Payne em Ruth em Questão (1996), e desempenharia um importante papel no sucesso Céu de Outubro (1998).
Nos anos 2000, Dern casou-se com o músico Ben Harper e tiveram dois filhos juntos, Ellery e Jaya. Concentrando-se em seu papel como mãe, Dern acabou reduzindo o número de trabalhos no cinema. O maior destaque foi sua volta ao universo de David Lynch em Império dos Sonhos (2006), em que também trabalha como produtora executiva. No final da década, Harper e Dern começaram um processo de divórcio que durou alguns anos. Durante esses anos, a atriz escreveu, produziu e protagonizou a elogiada série Enlightened para a HBO, pela qual recebeu o Globo de Ouro de Melhor Atriz em Série de Comédia. Com traços autobiográficos, a série contava com a mãe da atriz, Diane Ladd, interpretando a mãe da protagonista Amy Jellicoe. Apesar dos elogios da crítica e do culto gerado em torno da produção, a série não foi um grande sucesso de audiência, o que levou ao seu cancelamento em 2013.
Em 2014, Dern voltou a chamar atenção da mídia com dois grandes papeis em filmes de sucesso: em A Culpa é das Estrelas (2014) e em Livre (2014). Esse segundo lhe garantiu a sua segunda indicação ao Oscar, dessa vez por Atriz Coadjuvante. Estabeleceu seu nome na história de Hollywood ao receber a estatueta da Academia, na categoria Melhor Atriz Coadjuvante, por História de Um Casamento (2019).