Leon Hirszman
- Leon Hirszman
- 22 de novembro, 1937
- Rio de Janeiro, RJ, Brasil
- 15 de setembro, 1987
- Rio de Janeiro, RJ, Brasil
- Brasileiro
- Diretor, Ator, Roteirista, Produtor, Diretor de Fotografia, Montador
Biografia
Leon Hirszman nasceu na cidade do Rio de Janeiro, no Brasil. Ainda quando estudante de Engenharia, iniciou atividade em cineclubes. Começou no cinema simultaneamente com sua militância política no movimento estudantil no Rio de Janeiro, tendo sido um dos fundadores do CPC: Centro Popular de Cultura, da União Nacional dos Estudantes (UNE).
Foi no CPC que realizou sua primeira produção, o curta Pedreira de São Diogo, um dos episódios de Cinco Vezes Favela, lançado em 1962. Debutou em longas solo com o drama A Falecida (1965), premiado no Festival de Brasília 1965. Atingiu talvez o ponto alto de sua carreira ao realizar Eles Não Usam Black-Tie (1981), obra premiada no Festival de Veneza e considerada uma das mais importantes da história do cinema brasileiro.
Hirszman teve um papel importante na afirmação da cinematografia nacional, sendo um dos grandes nomes do Cinema Novo, Deixou vários textos nos quais reflete sobre as condições da produção no Brasil. É considerado um dos mais importantes cineastas brasileiros de sua geração. O diretor faleceu em 1987, vítima de AIDS, aos 49 anos, no Rio de Janeiro.