Luís Melo

  • Luís Alberto Melo
  • 13 de novembro, 1947
  • Curitiba, PR, Brasil
  • Brasileiro
  • Ator

Biografia

Se formou no Curso Permanente da Fundação Teatro Guaíra, no Paraná, em 1969. Trabalhou em Curitiba como ator e professor de teatro até 1985, chgando a ser dirigido por alguns dos mais importantes diretores do teatro paranaense. Ainda em sua cidade natal, foi dirigido por Emílio de Biasi e Ademar Guerra, no Teatro de Comédia do Paraná.

Em 1985, foi para São Paulo, onde atuou no Grupo Macunaíma, dirigido por Antunes Filho. Foi muito criticado por Antunes Filho quando ingressou na TV, atuando, em 1995, na novela Cara e Coroa (1995–1996), de Antônio Calmon, na Rede Globo, como o romântico e sofrido professor Rubinho, apaixonado pela protagonista da história, Fernanda, personagem da atriz Christiane Torloni. Esse personagem fez muito sucesso e lhe trouxe popularidade, tanto que o par acabou por repetir a parceria nos palcos, em Salomé, uma adaptação da obra de Oscar Wilde dirigida por José Possi Neto. O trabalho rendeu indicação ao Prêmio Cultura Inglesa como melhor ator em 1997.

Sua estreia em Cara e Coroa também lhe garantiu o prêmio da APCA (Associação Paulista dos Críticos de Arte) como melhor ator em TV e o Prêmio Contigo de revelação masculina do ano. Logo depois, encenou o monólogo Sonata Kreutzer, de Leon Tolstoi, com direção de Eduardo Wotzik, recebendo por ele os prêmios Mambembe, APCA e indicação para o prêmio Shell de 1996 como melhor ator de teatro.

No cinema, atuou em filmes de destaque como Jenipapo (1995), de Monique Gardenberg, Terra Estrangeira (1996), de Walter Salles e Daniela Thomas, Doces Poderes (1996), de Lúcia Murat, Por Trás Do Pano (1999), de Luís Villaça, Olga (2004), de Jayme Monjardim, entre outros. Teve mais de 30 participações em novelas e séries de televisão, entre as quais estão O Amor Está no Ar (1997), de Alcides Nogueira, Pecado Capital (1998) e América (2005), de Glória Perez, e A Casa das Sete Mulheres (2003), dirigida por Jayme Monjardim. Durante sua trajetória nas telenovelas, se destacou em papéis de antagonista principal e por interpretar vilões aclamados pela crítica.