Lula Buarque de Hollanda

  • Lula Buarque de Hollanda
  • 20 de janeiro, 1963
  • Brasileiro
  • filho da escritora Heloísa Buarque de Hollanda e do advogado Luiz Buarque de Hollanda, irmão do produtor Pedro Buarque de Hollanda, primo do músico Chico Buarque
  • Diretor

Biografia

Nasceu em uma família de intelectuais, filho de Luiz Buarque de Hollanda, advogado e galerista, com a ensaísta e pesquisadora Heloisa Buarque de Hollanda, é primo em 2° grau (por parte de pai) do compositor, cantor e escritor Chico Buarque e do historiador e jornalista Sérgio Buarque de Holanda.

Estudou Antropologia na UFRJ, com seu primeiro contato com a área sendo como coordenador de pesquisa em um projeto de Joaquim Pedro de Andrade, baseado na obra de Gilberto Freyre Casa Grande e Senzala. Depois de 18 meses de trabalho na pesquisa e pré-produção, o projeto foi cancelado por falta de recursos. No final dos anos 1980, foi o primeiro empresário da cantora Marisa Monte, respondendo pela produção executiva de seus dois primeiros discos e produzindo o primeiro especial da cantora para TV intitulado MM, lançado em 1989 (dois anos depois, seria o diretor de um outro especial da artista para a TV).

Passou dois anos em Nova York, fazendo mestrado em cinema, para voltar ao Brasil em 1991 e fundar, junto com Arthur Fontes, Claudio Torres e José Henrique Fonseca, a Conspiração Filmes, hoje uma das maiores produtoras do país. Nos anos 1990 dirigiu videoclipes e especiais de TV, bem como documentários sobre artistas brasileiros.

Dirigiu o documentário Pierre Fatumbi Verger: Mensageiro de Dois Mundos (1998), exibido selecionado para diversos festivais internacionais. Também fez parte da equipe de diretores da primeira temporada de Mandrake (2005), da HBO.

Sua estreia na direção de longas-metragens de ficção foi em Casseta e Planeta: A Taça do Mundo é Nossa (2003). Ainda na área dos longas-metragens produziu À Beira do Caminho (2012), dirigido por Breno Silveira. Com O Vendedor de Passados (2015), teve sua segunda experiência em longas ficcionais, dirigindo um elenco composto por nomes como Lázaro Ramos e Alinne Moraes.