Maria Alice Vergueiro
- Maria Alice Monteiro de Campos Vergueiro
- 19 de janeiro, 1935
- São Paulo, SP, Brasil
- 3 de junho, 2020
- São Paulo, SP, Brasil
- Brasileira
- Atriz
Biografia
Maria Alice Vergueiro nasceu na cidade de São Paulo, no Brasil. Desde pequena se interessou por artes e interpretação. Estreou em teatro no ano de 1962, no espetáculo A Mandrágora, de Augusto Boal. Em seguida, sua carreira no teatro passou pelo Teatro Oficina, onde atuou na histórica montagem de O Rei da Vela, de Oswald de Andrade, sob a direção de José Celso Martinez Corrêa, que foi adaptada para o cinema.
Deu início a sua carreira no cinema em Amor e Medo (1974), longa escrito e dirigido por José Rubens Siqueira, ao lado de José Wilker. Se destacou pela comédia dramática O Rei da Vela (1983), premiada no Festival de Gramado 1983, e ficou conhecida pelo público televisivo ao integrar o elenco da novela Sassaricando (1987).
Foi fundadora, ao lado de Luiz Roberto Galízia e Cacá Rosset, do Teatro do Ornitorrinco, onde atuou em diversos espetáculos. Maria Alice também é professora de teatro na Escola de Aplicação da Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo e na Escola de Comunicações e Artes (ECA) da mesma instituição. É conhecida no teatro paulistano como dama do underground ou velha dama indigna.
Na segunda metade dos anos 2000, Maria Alice também se tornou famosa na internet. Em trechos de seu depoimento no curta Tapa na Pantera, de Esmir Filho, Mariana Bastos e Rafael Gomes, a atriz explica sua identificação com a erva cannabis e se declara usuária desde a adolescência. As cenas obtiveram grande sucesso na web quando o vídeo foi postado no YouTube sem a permissão dos autores. Em menos de uma semana, foi assistido por cerca de 18 milhões de internautas e a famosa frase “fumar maconha é como dar um "tapa na pantera: o animal se encontra quieto e de repente desperta“, rapidamente se tornou vinheta de canais de TV como MTV e diversas rádios jovens do Brasil.