Marianne Jean-Baptiste
- Marianne Raigipcien Jean-Baptiste
- 26 de abril, 1967
- Londres, Inglaterra, Reino Unido
- Inglesa
- Atriz, Diretora, Roteirista, Produtora
Biografia
Marianne Jean-Baptiste nasceu na cidade de Londres, na Inglaterra. Se interessou pela carreira artística ainda criança. Na juventude, recebeu treinamento clássico na Royal Academy of Dramatic Art e se apresentou no Royal National Theatre. Estreou como atriz de cinema em 1991, aos 24 anos, na comédia dramática London Kills Me.
Em 1996, ganhou fama internacional ao estrelar o drama Segredos e Mentiras. No papel de Hortense Cumberbatch, foi indicada ao Oscar de Melhor Atriz Coadjuvante. A série Desaparecidos (2002-2009) e os longas Jogo de Espiões (2001), Entre Armas e Brinquedos (2020) e Hard Truths (2024) são outros destaques de sua filmografia.
Em 1997, numa entrevista ao jornal The Guardian, gerou repercussão ao levantar a questão do racismo estrutural na indústria cinematográfica. Na declaração, Jean-Baptiste criticou o Festival de Cannes por não convidá-la para a edição de 1996, na qual Segredos e Mentiras saiu com a Palma de Ouro. Segundo ela, seus colegas de elenco e o diretor, Mike Leigh, foram convidados, mas ela foi excluída, apesar de seu papel central no longa. A atriz destacou como esse episódio simbolizava a marginalização de artistas negros, mesmo quando alcançavam reconhecimento crítico e de público.
Desde então, tem desenvolvido uma carreira bastante ativa, tanto no cinema, quanto na televisão. Já trabalhou com os cineastas brasileiros Fernando Meirelles (360, 2011) e José Padilha (RoboCop, 2014).