Marlene Dietrich

  • Marie Magdelene Dietrich von Losch
  • 27 de dezembro, 1901
  • Schöneberg, Alemanha
  • 6 de maio, 1992
  • Paris, França
  • Alemã
  • Atriz, Cantora

Biografia

Perdeu o pai, um tenente da polícia, aos 10 anos de idade, quando caiu de um cavalo. Começou sua carreira de cantora em cabarés nos anos 1920, os quais começou a freqüentar primeiro como espectadora, para depois ser notada como artista. Em 1924 se casou com Rudolf Sieber, com quem, apesar de ter vivido junto apenas pelos cinco anos que viriam, foi casada até o dia em que ele morreu. Na época ela já tinha papéis de destaque em filmes pouco conhecidos na Alemanha. Anos depois, ainda como cantora de cabaré, foi apresentada, por Sieber, a Josef von Sternberg, que a viu cantando e decidiu chamá-la para O Anjo Azul (1930).

Após o sucesso, von Sternberg a levou para Hollywood, para apresentá-la ao mundo com Marrocos (1930), que rendeu a indicação ao Oscar como Melhor Atriz. Uma lista de sucessos no cinema seguiu seus próximos anos até a segunda metade da década, quando após alguns fracassos de público, voltou para a Europa. Sendo acompanha por rumores de se envolver com os atores com quem contracenava, recebeu uma oferta para trabalhar com James Stewart e, após uma hesitação inicial, aceitou o convite para um papel em Atire a Primeira Pedra (1939).

Durante a Segunda Guerra Mundial, então naturalizada cidadã americana, excursionou com soldados dos Aliados, voltando a ser conhecida por sua voz. Por sua postura diante com relação ao conflito, chegou a ser condecorada com a Medal of Freedom do Governo Americano. Após a Guerra, diminuiu suas atividades como atriz, para se dedicar novamente ao canto. Atuou por pouco mais de 30 anos, até o filme Apenas um Gigolô (1978). Já consagrada como artista na música e no cinema, é uma das celebridades retratadas no álbum Sgt. Pepper’s Lonely Heart Club Band, lançado em 1967 pelos The Beatles.

A carreira de cantora foi acompanhada de alguns problemas. Com o consumo de álcool se tornando um hábito mais corrente, chegou a fraturar uma perna em uma apresentação. Nos últimos 12 anos de sua vida, ficou confinada a própria cama, mantendo difícil contato com amigos, na maior parte apenas por cartas ou telefone. Faleceu em Paris, aos 90 anos, de causas naturais.