Mickey Rourke
- Philip Andre Rourke Jr.
- 16 de setembro, 1952
- Schenectady, Nova York, EUA
- Norte-americano
- Ator, Roteirista
Biografia
Nascido em Schenectady, Mickey é filho de Annette Cameron e Phillip Andre Rourke. Seus pais se separaram quando Rourke tinha seis anos de idade e, um ano depois, sua mãe se casou com Eugene Addis, um oficial da polícia, mudando-se para Miami Shores, Flórida. Após se formar na Horace Mann Junior High School, a família de Rourke se mudou para Miami Beach.
Durante sua adolescência, tentou seguir os passos de seu pai, que havia sido um lutador de luta-livre, e começou a treinar para se tornar um boxeador. Com 12 anos de idade, Rourke ganhou seu primeiro combate. Em 1969, sofreu uma concussão e, dois anos mais tarde, se machucou novamente, sendo aconselhado pelos médicos a se afastar dos ringues temporariamente. Enquanto esperava para poder retomar sua carreira no boxe, Rourke começou a se envolver e a se interessar com o teatro. Após atuar em uma peça dirigida por um amigo, mudou-se para Nova York, onde passou a ter aulas de atuação. Sua estreia no cinema foi com um pequeno papel no filme 1941: Uma Guerra Muito Louca (1979), de Steven Spielberg.
Em 1981, ganhou destaque em Corpos Ardentes. Sua carreira seguia em ascensão, com suas atuações em filmes como Quando os Jovens se Tornam Adultos (1982), O Selvagem da Motocicleta (1983) e Nos Calcanhares da Máfia (1984), que o transformaram em um dos atores mais conhecidos de sua geração. Em 9 ½ Semanas de Amor (1986), atingiu o auge de sua carreira, quando fez um papel erótico ao lado de Kim Basinger. Depois, novos sucessos fizeram parte da filmografia do ator, Coração Satânico (1987) e Barfly: Condenados pelo Vício (1987).
Após alguns longas que pouco sucesso, Rourke voltou aos ringues, deixando sua carreira artística de lado. Mesmo sem ter perdido uma luta sequer, precisou de diversas plásticas para reconstruir sua face. Depois de abandonar o boxe, em 1994, voltar a atuar, mas em pequenas participações. Até que, em 2005, teve um papel de destaque em Sin City: A Cidade do Pecado. Em 2008, conseguiu reconhecimento pelo seu papel em O Lutador, filme que lhe rendeu um Globo de Ouro e uma indicação ao Oscar de Melhor Ator. Após, participou de filmes como Os Mercenários (2010) e Homem de Ferro 2 (2010). Em 2014, retornou ao papel de Marv em Sin City: A Dama Fatal.