Pedro Almodóvar
- Pedro Almodóvar Caballero
- 25 de setembro, 1949
- Calzada de Calatrava, Espanha
- Espanhol
- Diretor, Roteirista, Produtor
Biografia
De origem humilde, Pedro Almodóvar não teve condições financeiras para estudar cinema, e de qualquer forma, no início da década de 1970 as escolas de cinema estavam fechadas pelo governo de Franco na Espanha. Então ele foi vendedor de rua, cantor de uma banda de rock e desenhista de quadrinhos. Quando finalmente arranjou algo fixo, em uma empresa de telefonia, economizou seu salário comprar uma câmera Super 8, que usou para fazer curtas no final dos anos 1970. Populares, seus trabalhos foram destaque no movimento cultural La Movida, que surgiu em Madrid nessa época. Seus primeiros trabalhos foram lançados em 16mm, e as dificuldades de financiamento que encontrou o forçaram a abrir sua própria produtora, ao lado do irmão, Agustín Almodóvar.
A El Deseo produziu filmes de cineastas como Guillermo Del Toro e deu chance a Pedro para que se lançasse de vez no mercado. Foi com Mulheres à Beira de um Ataque de Nervos (1988) que ele então alcançou algum status, arrecadando prêmios e indicações importantes. A partir de então seria figura recorrente em premiações como o Goya, o David di Donatello e em festivais como o de Cannes. Evento do qual foi presidente do júri em 1992. Único cineasta espanhol a ter ganho um Oscar até hoje, Almodóvar ficou famoso por quase sempre trazer em seus filmes o tema da diversidade sexual e da exploração sexual da mulher, além de ser amplamente conhecido por usar e abusar das cores fortes.
Também tem o hábito de trabalhar com os mesmos atores diversas vezes, e entre as figuras que ficaram conhecidas como "atores de Almodóvar" estão Carmen Maura, Marisa Paredes, Chus Lampreave, Penélope Cruz e Antonio Banderas. Já recusou inúmeras direção de filmes hollywoodianos, por preferir conduzir os seus próprios projetos, e é um expoente do cinema moderno mundial.