Rita Hayworth
- Margarita Carmen Cansino
- 17 de outubro, 1918
- Nova York, EUA
- 14 de maio, 1987
- Manhattan, Nova York, EUA
- Norte-americana
- Atriz
Biografia
Filha de um dançarino flamenco, desde muito cedo Rita teve aulas de dança na Carnegie Hall. Quando tinha em torno de 12 anos, ela apresentava-se com o pai em cabarés na cidade de Tijuana no México e foi em uma apresentação numa casa noturna da cidade que ela foi descoberta por um produtor da Fox e fez um teste para um filme.
Rita assinou um contrato de seis meses com a Fox e participou de cinco filmes, mas sempre em papéis de pouco destaque e no final do contrato o estúdio optou por não renova-lo. Com 18 anos ela assinou um contrato longo com a Columbia Pictures e nos anos que se seguiram, Rita brilhou em musicais do estúdio, como Ao Compasso do Amor (1941), Bonita Como Nunca (1942), ambos com Fred Astaire e Modelos (1944), com Gene Kelly, firmando-se como uma das maiores dançarinas das telas e a maior estrela romântica dos anos 1940.
Casou-se cinco vezes: a primeira com Edward C. Judson; a segunda com Orson Welles, com quem teve uma filha, Rebecca; a terceira com o príncipe Aly Khan, com quem teve princesa Yasmin Aga Khan; a quarta com o cantor Dick Haymes e a última com James Hill. Todos seus casamentos terminaram em divórcio. Morreu na casa de sua filha, Yasmin, em Nova Iorque, aos sessenta e nove anos, vítima do mal de Alzheimer, do qual padecia desde a década de 1960, mas que só foi diagnosticado em 1980.