Rita Moreno
- Rosita Dolores Alverío
- 11 de dezembro, 1931
- Humacao, Porto Rico
- Porto-riquenha
- Atriz
Biografia
Rita Moreno nasceu na cidade de Humacao, em Porto Rico. Se mudou para Nova Iorque com a mãe quando tinha apenas cinco anos de idade. Sua ascensão no showbiz foi meteórica. Aos 11 anos estreou como dubladora em espanhol de filmes norte-americanos. Aos 13, debutou na Broadway. Até que em 1950, aos 19 anos, estreou no cinema participando do drama Depravadas (1950).
Após integrar o elenco de diversas produções cinematográficas, teve seu primeiro papel de destaque em Hollywood como Tuptim, em O Rei e Eu, adaptação cinematográfica de 1956 do musical homônimo de Richard Rodgers e Oscar Hammerstein II. Entretanto, foi ao interpretar Anita, no musical Amor, Sublime Amor (1961), que ela carimbou de vez seu nome na história do cinema. Pelo papel no clássico, foi premiada com o Oscar de Melhor Atriz Coadjuvante.
Rita também é conhecida pelas gerações mais jovens por emprestar sua voz à heroína Carmen Sandiego na série animada homônima exibida entre 1994 e 1999, por interpretar a Irmã Peter Marie Reimondo no seriado Oz, entre 1997 e 2003, e por seu trabalho no cômico One Day at a Time (2017-2020). A artista é frequentemente citada como uma das maiores atrizes latinas de sua geração.