Rock Hudson
- Roy Harold Scherer Jr.
- 17 de novembro, 1925
- EUA
- 2 de outubro, 1985
- Beverly Hills, Califórnia, EUA
- Winnetka, Illinois, EUA
- Ator
Biografia
Roy Harold Scherer Jr. nasceu em Winnetka, Illinois, EUA, filho único da telefonista Katherine Wood e do mecânico de automóveis Roy Harold Scherer Sr., que abandonou a família no auge da Grande Depressão. Depois de terminar o colegial, serviu nas Filipinas como mecânico de aviões para a Marinha dos Estados Unidos durante a Segunda Guerra Mundial. Em 1946, se mudou para Los Angeles para tentar a carreira de ator. Depois de mandar ao caçador de talentos Henry Willson uma foto sua de 1947, Willson assumiu Roy como cliente e mudou seu nome para Rock Hudson.
Hudson estreou no cinema fazendo uma ponta em Sangue, Suor e Lágrimas (1948), de Raoul Walsh, no qual foram necessários 38 takes para ele desempenhar corretamente a sua única fala. Após mais algumas pequenas participações em filmes de pequeno porte, se tornou popular pelo comercial televisivo dos cigarros Camel. O sucesso e o reconhecimento vieram no romance Sublime Obsessão (1954), em que Hudson aparecia como um autentico bad boy. O filme recebeu críticas positivas e a revista Modern Screen Magazine o elegeu como o ator mais popular do ano. Alçou fama internacional no drama Assim Caminha a Humanidade (1956), de George Stevens, pelo foi indicado ao Oscar de Melhor Ator.
Ficou conhecido pelo grande público e se estabeleceu como um dos grandes atores de sua geração por atuar nos sucessos Confidências à Meia-Noite (1959) e Labirinto de Paixões (1962), e na série de TV McMillan & Wife (1971-1977). Em julho de 1985, o agente de Hudson confirmou que o ator tinha AIDS e havia sido diagnosticados em 1983. Em outro comunicado à imprensa, especulou-se que Rock pudesse ter contraído o HIV através de transfusão de sangue de um doador infectado.
Em 2 de outubro de 1985, Hudson morreu durante o sono devido a complicações relacionadas à AIDS, em sua casa em Beverly Hills. A revelação provocou uma generalizada discussão pública a respeito de sua homossexualidade. Por sua contribuição à indústria cinematográfica, Hudson tem uma estrela na calçada da fama de Hollywood.