Sidney Poitier
- Sidney Poitier
- 20 de fevereiro, 1927
- Miami, Flórida, EUA
- 6 de janeiro, 2022
- Los Angeles, Califórnia, EUA
- Norte-americano
- marido da atriz Joanna Shimkus (desde 1976)
- Ator, Diretor
Biografia
Sidney Poitier nasceu e cresceu cercado de extrema pobreza. Tal era o nível de delinquência juvenil do seu bairro que seus pais lhe mandaram, aos 15 anos, viver com o irmão em Miami, onde Sidney se deparou com um problema ainda maior: a segregação racial. Até então acostumado a viver entre uma maioria negra, ao chegar no novo endereço o jovem foi mal recebido, se vendo obrigado a aceitar trabalhos humilhantes e dormindo em banheiros públicos nos primeiros anos. Essa fase lhe foi importante pois fez crescer nele uma grande vontade de lutar pelos direitos sociais e humanos, algo que ficaria explícito em sua filmografia mais adiante.
Antes disso, Poitier se filiou ao Teatro Negro Americano, que já o havia rejeitado antes, mas que depois de sua persistência e do esforço que empregou para mudar o sotaque foi obrigado a aceitar o jovem aspirante a ator. Sem demoras, tornou-se um destaque nos palcos, ao passo que em 1949 já estava podendo escolher entre os inúmeros papeis principais que lhe eram oferecidos. Visibilidade que o jogou para o cinema, cenário em que engatou uma série de projetos que iriam lhe caracterizar como o representante dos movimentos sociais em Hollywood.
Em 1964, Poitier tornou-se o primeiro negro a vencer na categoria Melhor Ator no Oscar, pelo filme Uma Voz nas Sombras (1963), concretizando sua figura inabalável perante os colegas. Aplaudido através dos anos por sua postura frente às causas humanas, jamais abandou os palcos ou o cinema, arte na qual até se aventurou a dirigir, sendo bem recebido tão bem como realizador como já o era como ator. Hoje, aposentado e dono de um segundo Oscar, esse honorário, o artista é uma das figuras mais importantes e bem lembradas pela história do cinema moderno.