Timothy Dalton

  • Timothy Peter Dalton
  • 21 de março, 1946
  • Colwyn Bay, País de Gales
  • Britânico
  • Ator

Biografia

Tomithy Dalton é o mais velho de cinco irmãos, em uma família que ao final dos anos 1940, em função da 2ª Guerra Mundial, deixou o norte do País de Gales para se estabelecer em Manchester, na Inglaterra. Lá, Dalton estudou em uma escola para alunos com notas acima da média, se destacando em ciências e na prática de esportes. Desde cedo, se interessou por atuação – inspirado pelo fato de seus dois avôs terem sido atores de teatro. Aos 16 anos, após assistir uma montagem de Macbeth, definiu seu sonho. Após terminar a escola, ainda com 16 anos, excursionou com a companhia de teatro Michael Croft's National Youth Theater. Entre 1964 e 1966, estudou na Academia Real de Artes, a qual abandonou dois anos depois para assumir diversos papéis principais em peças no londrino Birmingham Repertory Theatre. Ao mesmo tempo, dava seus primeiros passos na TV e no cinema.

Bonito e considerado talentoso, viu sua carreira nas telas ganhar novas oportunidades. Em 1967, por exemplo, fez 14 episódios da série Sat'day While Sunday, na qual atuou ao lado de Malcolm McDowell, que também iniciava sua vida como ator. Esteve em Um Homem e Sua Paixão (1970), ao lado de Marcello Mastroiani e Virna Lisi. No mesmo ano fez O Solar dos Ventos Uivantes (1970), assumindo o papel de Heatchcliff – que havia sido de Laurence Olivier na primeira adaptação cinematográfica do livro O Morro dos Ventos Uivantes. Dalton substituiria atores em outras versões de filmes famosos, como quando assumiu o papel de James Bond em 007 Marcado para a Morte (1987) e 007: Permissão para Matar (1989), e o de Rhett Butler na série de TV ...E o Vento Levou 2 (1994).

Quando se tornou James Bond, o contrato de Dalton com o estúdio previa três filmes, no entanto, durante uma batalha judicial, a ideia do terceiro longa foi abolida. A franquia 007 só ganharia outro filme seis anos depois, com 007 Contra Goldeneye (1995), para o qual Dalton foi convidado para o papel principal, mas recusou. Nessa época, ele era bastante dedicado ao teatro. Nos anos 1980 e 1990, o ator também fez a narração de documentários, sobretudo alguns focados em questões referentes à natureza. Fez parte do elenco de séries como Chuck (2007–2012), do filme O Turista (2010) e da série Penny Dreadful (2014–2015).