Tuca Andrada

  • José Ivaldo Gomes de Andrade Filho
  • 11 de dezembro, 1964
  • Recife, PE, Brasil
  • Brasileiro
  • Ator

Biografia

Nascido em Recife, capital do Pernambuco, Tuca Andrada deu seus primeiros passos como ator ainda no Ensino Médio, no grupo de teatro da escola. Aos 21 anos se mudou para o Rio de Janeiro para tentar a vida como profissional. Depois de conseguir um papel na peça infantil O Pequeno Grão de Areia, de João Falcão, começou a ganhar destaque e estabilidade no teatro, no qual seguiu atuando por toda a carreira, com grande espaço para musicais.

Fora dos palcos, seu primeiro papel foi no cinema, em Super Xuxa Contra o Baixo Astral (1988). Não demorou muito até estrear na televisão, tendo feito até hoje participações em mais de 29 telenovelas e seriados, boa parte delas na Rede Globo. Voltou ao cinema em Quem Matou Pixote? (1996), Melhor Filme do Festival de Gramado de 1996, e que lhe rendeu o prêmio de Melhor Ator Coadjuvante no Festival de Cinema de Cartagena.

Em 2007, foi contratado pela Rede Record, participando de três novelas na emissora: Caminhos do Coração (2007–2008), Os Mutantes (2008) e Poder Paralelo (2009). Voltou para a Globo em 2011 para ser dirigido por Dennis Carvalho em Insensato Coração, primeira novela a ser denominada como “novela das nove”, e não mais “novela das oito”, como ficaram tradicionalmente conhecidas as produções que iam ao ar neste horário.