Walt Disney

  • Walter Elias Disney
  • 5 de dezembro, 1901
  • Chicago, Illinois, EUA
  • 15 de dezembro, 1966
  • Los Angeles, Califórnia, EUA
  • Norte-americano
  • Produtor

Biografia

Começou a carreira ao lado do amigo Ub Iwerks, com a série Alice Comedies, composta por curtas animados distribuídos pela produtora M.J. Winkler. Depois que a personagem principal perdeu popularidade, em 1927, Walt se dedicou a um personagem que nomeou Oswald. Grande sucesso, o chamado Coelho Sortudo, entretanto, teve seus direitos roubados por Winkler e seu marido, que além disso, levaram consigo todo o time de animadores de Disney. Apenas Iwerks ficou para trás, e assim, com o apoio financeiro de seu irmão mais velho, Roy Disney, os dois se dedicaram a produzir a mais nova idéia de Walt: Mickey Mouse. Dois desenhos do ratinho foram feitos com rapidez, mas não atraíram o tanto de atenção que esperavam, então, em um terceiro, Disney resolveu usar a nova técnica do som sincronizado para trazer um diferencial a O Vapor Willie (1928). O personagem fez tanto sucesso que Disney chegou a receber um Oscar Honorário pela sua criação.

Em 1937, depois de anos desenvolvendo um projeto subestimado por todo o ramo cinematográfico, Walt lançava Branca de Neve e os Sete Anões, seu primeiro longa-metragem de animação, que recebeu apoio da crítica e uma recepção estrondosa do público, lhe valendo mais prêmios e mais um Oscar Honorário – sem contar os icônicos sete mini-Oscar representando os anões que vieram junto. A partir de então, embora jamais tenha abandonado os curtas e os demais prêmios que eles lhe rendiam, passou a dedicar bastante da sua atenção aos longas animados, produzindo outros estouros de bilheteria e crítica como Pinóquio (1940) Dumbo (1941) e Bambi (1942). O seu favorito nessa sequência de lançamentos, Fantasia (1940), foi também o único a fracassar nos números de arrecadação. Com sucesso contínuo, em 1955, Disney inaugurava a Disneylândia, depois de pesquisar cuidadosamente um local para instalar o seu parque temático dos sonhos, que acabou sendo aberto na Califórnia, tornando-se rapidamente um dos destinos mais procurados dos Estados Unidos e, posteriormente, de todo o mundo. Em meio a tanto alvoroço, Disney ainda se tornou obcecado em adaptar Mary Poppins, um livro pelo qual se apaixonara, e que rendeu o famoso longa estrelado por Julie Andrews em 1964 e indicado ao Oscar de Melhor Filme.

Paralelamente, seguiu trabalhando em um protótipo de cidade do futuro na Flórida. Esses últimos planos, porém, jamais foram concluídos, e a Epcot Center tornou-se grande atração do Walt Disney World Resort. Isso porque, em novembro de 1966, Disney descobriu ter câncer nos pulmões, vindo a falecer no dia 15 daquele mesmo mês, ainda que tivesse se submetido a uma cirurgia dias antes. É até hoje o recordista de indicações ao Oscar, com 59 delas, tendo vencido 22 vezes, e a empresa que construiu hoje é dona da Buena Vista Pictures, Touchstone Pictures, da Dimension Films, dos canais ABC Family e ESPN, além da Pixar Animation Studios, da Marvel Studios e da Lucas Film.