Whoopi Goldberg
- Caryn Elaine Johnson
- 13 de novembro, 1955
- Nova York, EUA
- Norte-americana
- Atriz
Biografia
Whoopi Goldberg começou sua carreira profissional em grupos de improviso na Califórnia. Ao mesmo tempo, chegou a ser viciada em heroína e acabou casando com o seu conselheiro, de quem se separou mais tarde. Trabalhou como garçonete e até mesmo como maquiadora de cadáveres em uma funerária. Isso tudo antes de ser descoberta pelo mundo em A Cor Púrpura (1985), de Steven Spielberg, que lhe rendeu sua primeira indicação ao Oscar, como Melhor Atriz. Goldberg, entretanto, testemunhava apenas o início do que seria o período mais comentado de sua carreira.
Pois em 1990 estrelou o estrondoso sucesso de bilheteria Ghost: Do Outro Lado da Vida, que lhe garantiu uma estatueta dourada da Academia, dessa vez como Melhor Atriz Coadjuvante. A atriz ainda empregou sua voz em O Rei Leão (1994), logo depois de protagonizar outro rentável sucesso, Mudança de Hábito (1992), se estabelecendo de vez como uma das grandes estrelas de Hollywood. Nesse meio tempo, foi convidada a ser a primeira mulher a apresentar sozinha uma cerimônia do Oscar, em 1994.
Logo depois, iniciaria um relacionamento com Frank Langella, com quem terminou em 2000. Neste intervalo foi por outras duas vezes apresentadora da entrega dos prêmios da Academia, o que aconteceria ainda mais uma vez em 2002. Mesmo ano em que venceria um Tony como produtora de um musical da Broadway, tornando-se uma das poucas pessoas a terem ganho um Emmy, um Grammy, um Oscar e um Tony - o popular EGOT! Desde então fez diversas participações em seriados para a televisão e como dubladora, além de já ter escrito um livro chamado Livro, além de ter sido jurada no Festival de Cannes. Hoje, além de ser popular como apresentadora do programa de televisão The View, é uma das mais respeitadas atrizes americanas, apesar de há anos não se envolver em projetos de grande destaque.