Roman Polanski

  • Rajmund Roman Liebling
  • 18 de agosto, 1933
  • Paris, França
  • Francês
  • marido da atriz Emmanuelle Seigner (desde 1989)
  • Diretor, Roteirista

Biografia

Roman Polanski iniciou a carreira na Polônia, onde foi criado após fugir com os pais durante a Segunda Guerra Mundial, atuando em filmes na década de 1950. Seu primeiro trauma foi ainda na infância, quando a mãe foi morta em um campo de concentração. De família judia, passou os primeiros anos de sua vida em constante fuga. Após o conflito, no entanto, começou seus estudos, tendo concluído o Curso de Cinema na cidade de Lodz, em 1959.

Escreveu e dirigiu seu primeiro filme em 1962, chamado A Faca na Água, que de imediato recebeu o prêmio da Crítica no Festival de Veneza e foi indicado ao Oscar de Melhor Filme Estrangeiro (o primeiro título polonês a conseguir tal feito). Este, no entanto, foi o único trabalho feito por ele em sua terra de criação. Polanski voltou a Paris por um breve período de tempo, e depois foi viver na Inglaterra, onde colaborou com Gérard Brach. A ótima recepção de Repulsa ao Sexo (1965) o levou para Hollywood, cujo primeiro trabalho foi o aclamado O Bebê de Rosemary (1968). No ano seguinte, no entanto, uma nova tragédia: sua esposa, a atriz Sharon Tate, grávida de oito meses, foi assassinada por Charles Manson e seus fanáticos seguidores. Tal episódio levou Polanski a trabalhar em obras menores e mais independentes. Outro sucesso foi Chinatown (1974), novamente nos Estados Unidos, que recebeu um total de 11 indicações ao Oscar - inclusive a Melhor Direção - e foi premiado como Melhor Roteiro Original. Ao longo de sua carreira, teve cinco de seus filmes foram lembrados pela maior festa do cinema nacional, tendo sido premiado pelo drama O Pianista (2002), ambientado no mesmo Gueto de Varsóvia de sua infância. Polanski ganhou ainda um Globo de Ouro, três Baftas (Inglaterra), oito César (França), dois David di Donatello (Itália), um Goya (Espanha), cinco European Film Awards, tem cinco prêmios do Festival de Berlim, três no Festival de Veneza e uma Palma de Ouro em Cannes.

Mas nem tudo são flores. O terceiro momento conturbado de sua trajetória se deu em 1977, quando foi condenado pela justiça dos Estados Unidos por "relação sexual ilícita com uma menor de 13 anos". O incidente aconteceu durante uma festa na casa do ator Jack Nicholson, e a vítima Samantha Geimer afirmou, em seu livro de memórias lançado em 2013, que "há muito tempo já perdoou o diretor". Mesmo assim, desde a condenação Roman Polanski está proibido de pisar nos Estados Unidos, sob à pena de ser levado imediatamente à prisão. Atualmente, o cineasta está casado com a atriz Emmanuelle Seigner desde 1989, e segue trabalhando também, ocasionalmente, como ator.