Mas agora André Arteche está de volta ao sul, após anos morando no Rio de Janeiro. Não se trata de um retorno definitivo, mas apenas para participar como protagonista dos dois longas da saga Os Senhores da Guerra, de Tabajara Ruas. Filmados com a diferença de meses, tanto Passo das Carretas (a primeira parte) quanto Passo da Cruz (a sequência) serão lançados nos cinemas quase que simultaneamente, com previsão para o segundo semestre de 2013. Uma aposta arriscada e inédita no cinema nacional, mas que tem tudo para dar certo devido ao alto nível de qualidade da produção. Enquanto isso, a gente descobre um pouco mais sobre as preferências cinéfilas do ator.
Qual o seu filme favorito?
Eu gosto, claro, de muitos, adoro cinema. Mas tenho um carinho especial por O Garoto (1921), do Charles Chaplin. Esse é um filme que sempre me emociona, não importa quantas vezes já o tenha visto.
Dos filmes em cartaz, dos últimos que você viu, qual recomendaria?
Não cheguei a ver no cinema, mas aluguei em DVD e fiquei encantado com As Aventuras de Pi (2012), do Ang Lee. É um filme que tem uma abordagem psicanalítica e visual muito interessante. Vale muito a pena!
Se a sua vida fosse um filme, qual seria o título?
(risos) Se a minha vida fosse um filme? (Após muito pensar) Em busca da evolução! É meio cafona, eu sei, mas é isso mesmo…