20141118 0 caco ciocler papo de cinema e1416328117706

20141118 caco ciocler papo de cinemaNascido no dia 27 de setembro de 1971, Caco Ciocler – ou Carlos Alberto Ciocler, seu nome de batismo – é um dos atores de maior destaque no atual cenário cultural brasileiro. Premiado por filmes como Família Vende Tudo (2011) – Melhor Ator no CinePE – e Disparos (2012) – Melhor Ator Coadjuvante no Festival do Rio – ele agora está estreando como diretor. Seu primeiro trabalho como realizador foi o documentário Esse Viver Ninguém Me Tira (2014), que recentemente participou dos festivais de Gramado e do Rio de Janeiro. E foi durante sua passagem pela Serra Gaúcha que o astro conversou com o Papo de Cinema, revelando com exclusividade seus filmes favoritos. Confira!

 

Qual o seu filme favorito?
Puxa, difícil falar em favorito. Mas adoro o Medéia (1988), do Lars von Trier. Ele consegue, com esse trabalho, uma coisa que pra mim é fundamental: criar uma atmosfera incrível, exatamente a que a Medéia tem que ter! Nunca tinha visto uma Medéia com uma atmosfera tão ‘medéica’ quanto a que se pode ver neste longa. E isso, a atmosfera certa, é algo muito difícil de se conseguir. Além do mais o filme é lindo, as interpretações são incríveis… mas, mais do que isso, só o fato do diretor conseguir sustentar uma atmosfera tão trágica, e desta história especificamente, que acho dificílima. Ele faz isso muitíssimo bem.

 

Qual filme recente você recomendaria?
Deixa eu ver… ah, O Grande Hotel Budapeste (2014)! Adorei esse filme, e ele tem muito a ver com o meu próximo longa que quero fazer como realizador, uma ficção. Neste projeto pessoal, minha grande dúvida está no narrador, que diz coisas muito interessantes no livro – se trata de uma adaptação literária – e muitas vezes me perguntei “como é que um narrador, na ficção cinematográfica, funciona?”. E no Grande Hotel Budapeste tem um narrador dizendo coisas incríveis, então isso me aliviou até no meu próprio processo criativo ao perceber que é possível fazer um filme nessa linha. Achei fantástico!

 

Se a sua vida fosse um filme, qual seria o título?
(Risos) Cacofonia!

As duas abas seguintes alteram o conteúdo abaixo.
avatar
é crítico de cinema, presidente da ACCIRS - Associação de Críticos de Cinema do Rio Grande do Sul (gestão 2016-2018), e membro fundador da ABRACCINE - Associação Brasileira de Críticos de Cinema. Já atuou na televisão, jornal, rádio, revista e internet. Participou como autor dos livros Contos da Oficina 34 (2005) e 100 Melhores Filmes Brasileiros (2016). Criador e editor-chefe do portal Papo de Cinema.
avatar

Últimos artigos deRobledo Milani (Ver Tudo)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *