Helvécio Luís de Amorim Ratton é um dos cineastas mais reconhecidos do cinema brasileiro moderno. Nascido em 14 de maio de 1949 na cidade de Divinópolis, no interior de Minas Gerais, no entanto nunca se acomodou em apenas aproveitar os louros dos seus trabalhos anteriores. Indicado ao Grande Prêmio do Cinema Brasileiro pelo roteiro de Batismo de Sangue (2006) e premiado nos festivais de Miami, Brasília, Mar del Plata e Paris, passou neste ano por Gramado com seu mais recente longa, a aventura infanto-juvenil O Segredo dos Diamantes, escolhida como Melhor Filme pelo Júri Popular. O filme, que já se encontra em cartaz por todo o país, seguiu os mesmos passos de outros títulos do realizador, como A Dança dos Bonecos (1986) e Uma Onda no Ar (2002), ambos também premiados na Serra Gaúcha. E aproveitando a estreia recente, o diretor conversou com o Papo de Cinema e revelou com exclusividade seus filmes favoritos. Confira!
Qual seu filme favorito? Por quê?
Meu filme favorito é uma colagem de vários filmes, não é um só, são muitos… Sempre tive dificuldades com listas de melhores filmes, não consigo deixar tantos de fora.
Qual seu filme infanto-juvenil favorito? Por quê?
Não sei se é meu favorito, mas é um filme que eu adoro: A Guerra dos Botões (1962), de Yves Robert. Quando o assisti tinha 12 anos e o filme me pegou em cheio com seu olhar sobre a amizade e a sexualidade na adolescência. Belo filme, emocionante.
Qual filme recente você recomendaria e por quê?
O argentino Relatos Selvagens, pra mim o melhor filme que vi em 2014. Ótimo roteiro, humor negro de primeira.
Se a sua vida fosse um filme, qual seria o título?
“Muitas vidas numa só”.
As duas abas seguintes alteram o conteúdo abaixo. é crítico de cinema, presidente da ACCIRS - Associação de Críticos de Cinema do Rio Grande do Sul (gestão 2016-2018), e membro fundador da ABRACCINE - Associação Brasileira de Críticos de Cinema. Já atuou na televisão, jornal, rádio, revista e internet. Participou como autor dos livros Contos da Oficina 34 (2005) e 100 Melhores Filmes Brasileiros (2016). Criador e editor-chefe do portal Papo de Cinema.