Qual seu filme favorito?
Sempre que faço essa lista penso direto em Nós Que Nos Amávamos Tanto (1974), do Ettore Scola. Este filme é do meu gênero favorito, as comédias tristes, aqueles que fazem você rir e se emocionar ao mesmo tempo. Fellini, Wilder, Scola… esses caras eram mestres neste estilo. Este, em particular, conta paralelamente a história de uma grande paixão, de três homens pela mesma mulher, e também acompanha as mudanças pelas quais a Itália passa por cerca de 25 anos. Ainda assim, abre espaço para contar uma história muito particular, destes personagens e também do próprio país, abordando aspectos sociais e políticos, com toques engraçados e românticos. E faz isso de uma maneira extremamente inventiva, é um filme cheio de propostas narrativas muito interessantes, que começam várias vezes… enfim, são muitas ideias! Anos atrás me convidaram para ir dar uma palestra na Universidade de Harvard, nos Estados Unidos, e lá me pediram três filmes para fazer uma mostra com títulos que me influenciaram de alguma forma, e escolhi esse, Noivo Neurótico, Noiva Nervosa (1977), do Woody Allen, e Meu Tio da América (1980), do Alain Resnais.
Qual seu filme favorito sobre jornalismo?
Há muitos filmes bons sobre esse assunto, e vários deles serviram de fonte de consulta enquanto fazia O Mercado de Notícias. Só o Billy Wilder tem dois, A Montanha dos Sete Abutres (1951) e A Primeira Página (1974)! Mas há vários outros, claro. Os anos 1970 foram particularmente interessantes, com o Todos os Homens do Presidente (1976) e o Rede de Intrigas (1976), por exemplo, que são ambos muito bons. Tem um outro filme, um pouco mais recente e que pouca gente conhece, com o Michael Keaton, que também é bem interessante. Se chama O Jornal (1994), e vale à pena ir atrás. Enfim, há vários bons filmes nesse gênero!
Dos últimos filmes a que você assistiu, qual recomendaria?
Vi e gostei bastante do O Grande Hotel Budapeste (2014). O que mais me surpreendeu foi ser um filme do Wes Anderson, que é um cineasta que sempre tive um pouco de implicância. O achava um pouco maneirista com o filmes, mas esse gostei de verdade! Fiquei ligado em tudo que acontecia, os personagens são ótimos e o resultado é muito estimulante.
Se a sua vida fosse um filme, qual seria o título?
Esse filme já fiz, e se chama Esta não é a sua vida (1991)!