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Os rios de Carlos Saldanha

Publicado por
Matheus Bonez

Carlos Saldanha é orgulho nacional. O cineasta brasileiro de filmes de animação começou como co-diretor de A Era do Gelo (2002) e Robôs (2005), dirigiu A Era do Gelo 2 (2006) e 3 (2009) e Rio (2011).  Seu filme mais recente, Rio 2 (2014), foi um dos grandes sucessos de bilheteria no Brasil este ano, sendo a maior abertura de uma animação na história do país, com 18 milhões de reais arrecadados só na estreia. Até esta data, o filme é o quinto mais visto de 2014 em terras tupiniquins e, em todo mundo, já arrecadou quase 490 milhões de dólares. O longa está sendo lançado em DVD e blu-ray e, para falar de tamanho sucesso, a Fox Home Video cedeu com exclusividade uma entrevista com Saldanha falando sobre o projeto e sua carreira. Confira!

 

Quando você soube que faria outro Rio?
A ideia surgiu logo após o primeiro filme. Hoje em dia, quando decide fazer uma sequência, você tem que fazê-la muito rápido. Eu não queria pensar sobre isso ao fazer o primeiro, mas no minuto em que o filme saiu e foi um sucesso, eu já estava preparado para eles fazerem a pergunta. Me pediram e eu tive a sorte de já ter uma história na minha cabeça. Eu lancei, eles gostaram. O maior desafio era que eu tinha que escrever o script e executar o filme para que ele estivesse pronto antes da Copa do Mundo!

Você sempre pensou o filme na floresta amazônica?
Eu tinha uma enorme curiosidade sobre a Amazônia. Mesmo pensando que sou do Brasil e cresci lá, eu nunca tinha estado na Amazônia. Para nós, a Amazônia está longe. Se você mora em Londres, é como se você tivesse que ir a Moscou, o que é uma bela caminhada. Mas desde que eu era criança, sempre tive um fascínio com ela (Amazônia). Eu sempre estive envolvido em questões ambientais e sou um amante dos animais. Então, quando eu estava pensando sobre onde levar [personagens] Blu e Jewel, eu pensei que a Amazônia poderia ser um lugar legal. Eu alimentei a ideia de ir para outra cidade, mas pensei que poderia ser semelhante à do primeiro Rio, em algum aspecto, e que eu estaria fazendo o mesmo filme. A música seria comparável. Mas a Amazônia seria diferente e eu poderia introduzir novos sons e ritmos. Eu não tenho que ficar vinculado por uma região.

 

A Amazônia deve ter sido uma arca do tesouro quando você estava à procura de novos sons e ritmos…
Nós exploramos um monte de aves no primeiro filme e neste aqui exploramos mais um monte de aves, mas é mais sobre os mesmos tipos de pássaros, porque Blu e Jewel encontram mais de sua espécie. Isso me permitiu colocar outros animais, como tamanduás, sapos venenosos e preguiças. Foi divertido fazer isso.

Você foi parar na selva para fins de pesquisa?
Sim! A primeira coisa que pensei foi ir para a selva. Eu reservei uma viagem. Fui com os meus filhos, dizendo-lhes que teríamos uma aventura na selva. Todo mundo estava apavorado, se preocupando com insetos, piranhas, jacarés e coisas assim. Mas estávamos todos surpresos porque foi uma das melhores viagens que fizemos como uma família. Nós não esperávamos que fosse tão difícil e tão vasto. É como ir do interior e parar na cidade grande pela primeira vez, mas quando você é da cidade, ir para a selva é ainda mais extremo!

 

Quando você fez o primeiro filme, inicialmente queria contar uma história de pinguim. Mas por que, quando você mudou o animal, tinha que ser sobre a arara?
A história é sobre um “one of a kind.” Quando ia ser um pinguim, ele teria sido o único pinguim no Rio de Janeiro. Eu me envolvo com questões ambientais e, no Brasil eu olhei para o pássaro mais raro e acabou por ser a arara azul. Isso já estava no primeiro rascunho. O pinguim estava interagindo com uma arara azul e então eu pensei que,se eu removesse o pinguim, talvez eu pudesse elevar o segundo personagem. Assim foi o que fiz. Eu definitivamente queria ter uma história de peixe-fora-de-água que vai para outro lugar, então, isso é Blu nascido nos Estados Unidos, contrabandeado para fora dos EUA e só então é que ele vem ao Brasil encontrar suas raíze. O primeiro filme tinha a pressão de fazer algo que as pessoas aceitariam; a pressão com o segundo é o fato de que você tem que torná-lo ainda melhor!

Você tem um arqui-inimigo maravilhoso para Blu, retornando na forma de Nigel. O que faz um grande vilão como ele?
Nigel é inimigo pessoal de Blu. Ele é o vilão pessoal mais compreensível, enquanto as pessoas destruindo o habitat são vilões de todos. Aqui é muito sobre Jemaine Clement [que dubla Nigel]. Eu não queria que ele fosse um vilão simples. Queria que ele tivesse algo especial que os outros vilões não têm. Ele é um cara ruim, mas é patético e você sente pena dele. Nigel está lá porque algo de ruim aconteceu com ele. Há algo agradável sobre o personagem, o que o faz com que seja o melhor tipo de vilão para mim. Nigel é 90 por cento de Jermaine Clement. O que ele traz transforma o personagem em quem ele é. Com um ator diferente não seria a mesma coisa.

 

Você espera que uma mensagem ambiental venha através de seu filme?

Muito. Os bandidos do filme estão tentando destruir seu habitat e há uma grande mensagem lá. Não é a mensagem principal, mas ela está lá e as crianças vão sair com isso em mente. Você não vão destruir o que está na floresta. Trata-se de preservação. O outro grande tema é que a família é importante – família ser unida e tomar decisões juntos, não importa o quão difícil. Depois de abraçar a dinâmica familiar, você se sente protegido.

 

Você sente como se tivesse que ter eclipsado os momentos musicais do filme original?
No primeiro filme eu tinha tantos desafios – tinha que mostrar o Rio e levar as pessoas a aceitá-lo. E musicalmente também tentei entrar em coisas que as pessoas iriam entender e conectar. E, estando definido, em Rio exploramos ritmos cariocas como samba e bossa nova. Com o segundo filme, eu não sinto como se eu tivesse a pressão de vender o Brasil ou Rio, porque isso já foi vendido com o primeiro. Então isso me deu um pouco mais de liberdade para ir além do Rio de Janeiro em diferentes ritmos. Com a ajuda de Sergio Mendes e Carlinhos Brown, tentamos ter um monte de diversão. Eu acho que a música neste filme é mais livre e mais divertida. Este filme é uma experiência nova, musicalmente.

 

Você se deu tão bem com os filmes da franquia A Era do Gelo. Porque você acha que eles foram tão populares nos cinemas e em DVD?
Eu acho que nós trabalhamos muito duro para conseguir bons personagens que as pessoas assistem na tela e se identificam. Eles não são personagens descartáveis​​. No primeiro você tinha o Scrat, que todo mundo amou e falou, mas você se importa com Sid, Diego e todos os outros. Enquanto continuamos a fazer seqüências, nós sempre criamos novos personagens que foram memoráveis. Para mim, os filmes são sobre personalidades e personagens, tanto quanto as histórias que você quer contar, e se você não se preocupa com eles, você não quer saber sobre suas histórias. Quando eu pensei sobre Rio, foi o mesmo. Tratava-se de viagens dos personagens. Se você criar um personagem memorável, como Nigel ou Gabi, as pessoas vão reagir.

 

É Gabi sua arma secreta neste filme? Ela é uma grande personagem…
Acho que sim. Ela é deliciosamente má. Ela é um tipo diferente de Nigel. Nigel com um vestido! Foi mais um sucesso graças ao talento de Kristen [Chenoweth, a dubladora].

Quais foram os desenhos animados e animações que foram importantes para você quando era criança?
A maioria deles eram internacionais, porque as pessoas da minha geração cresceram com os filmes da Disney, então longas como Dumbo (1941) e Bambi (1942) foram muito fortes para mim. Para mim, parecia que eles criaram não só belos filmes, mas também personagens que você lembra e tem carinho. Essa foi uma das primeiras lições que aprendi ao assistir desenhos animados. Além disso, por eu ter crescisco com TV a cabo, eu adorava os desenhos animados da Hanna-Barbera e Loony Tunes, especialmente o Coyote, devido ao ritmo rápido e a sagacidade dos personagens não-falantes. E eu era um grande fã de Buster Keaton e Charlie Chaplin. De certa forma, esse foi o meu primeiro encontro com algo engraçado, animação pantomima. Para mim, isso foi como assistir a um filme de animação, mesmo que fosse de ação ao vivo, com os exageros e toda a diversão em ritmo acelerado!

 

Quando esteve ciente de que a dinâmica estava mudando entre animação desenhada à mão e computador?
Eu pensei que realmente começou a acontecer no início de 1990, quando começamos a ver as coisas acontecendo com Toy Story (1995). Esse foi o início da mudança, onde você viu que você poderia sair da fórmula do tradicional, animação da Disney em 2D, e entrar em um mundo virtual. Eu acho que as pessoas viram pela primeira vez que um computador poderia ser quente. Costumava haver essa coisa de imagens de computador sendo um pouco frias e metálicas, mas Toy Story veio a provar que podia ser quente, acolhedor e legal ao mesmo tempo. Acho que foi o início da mudança e foi quando eu comecei a animar. Para mim, nunca houve 2D, porque eu nunca poderia desenhar bem o suficiente para fazer um filme em 2D! O computador se tornou minha tela, meu pincel e tinta. Eu encontrei as ferramentas que funcionaram para o meu processo criativo e, portanto, que foi onde eu desabrochei. Felizmente, filmes em CG ficaram grandes e eu fui capaz de voar nesse ambiente.

(Entrevista cedida com exclusividade para o Papo de Cinema pela Fox Home Video e editada por Matheus Bonez)

As duas abas seguintes alteram o conteúdo abaixo.
é crítico de cinema, apresentador do Espaço Público Cinema exibido nas TVAL-RS e TVE e membro da ACCIRS - Associação de Críticos de Cinema do Rio Grande do Sul. Jornalista e especialista em Cinema Expandido pela PUCRS.

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