Sneaks: De Pisante Novo (2024) chega nesta quinta-feira, 17, aos cinemas brasileiros. Nele, Téo e Beca são tênis de grife que vivem protegidos em suas caixas até que Edson, um jovem humilde com o sonho de se tornar jogador de basquete, os ganha em um sorteio. Os pisantes são roubados por um colecionador, separados um do outro, e o desejo de Edson é ameaçado. Determinado a reencontrar seu par, Téo se vê perdido nas ruas de Nova Iorque, nos Estados Unidos.
Sneaks: De Pisante Novo é uma co-produção EUA/Índia/Reino Unido que possui vozes originais dos astros Anthony Mackie, Laurence Fishburne e Martin Lawrence. Por aqui, o filme conta com estrelas brasileiras na sua dublagem, entre elas a medalhista olímpica Rayssa Leal, além de Jottapê e Christian Malheiros, protagonistas da série Sintonia (2019-2020). Conversamos remotamente com Jottapê para saber como foi o processo da dublagem e essa (quase) novidade de dar sua voz a um personagem. Confira no Papo de Cinema abaixo.
“Foi muito divertido dublar. Eu tinha uma pequena experiência nessa área, mas foi algo bem esporádico, há muito tempo, em publicidade. Dublar o protagonista de uma animação foi muito diferente. Tentei trazer um pouco da minha própria voz para o personagem, mas, claro, puxando mais para o lado infantil. Já estou ansioso para outros projetos de dublagem (…) Por ser um tênis, de quem nunca ouviu a voz (risos), pensei num timbre que caberia, às vezes puxando mais pro agudo”.
“Além de o Téo ser um personagem novo, ele tem uma realidade completamente diferente da minha. Vim de periferia e ele é obrigado a conhecer uma realidade totalmente diferente da dele (…) tentei mostrar um pouco do amadurecimento no decorrer, até porque o Téo precisa conhecer a rua e ter meios de sobrevivência (…) O processo foi bem solitário, eu e o Christian Malheiros nem chegamos a nos encontrar. Não assisti à dublagem dele e nem ele a minha”.
“Confesso que já fui um sneakerhead, mas atualmente sou mais da ideia de que tênis foi feito para ser usado. Os que não usam alegam que os tênis perdem valor. Mas sou assim com carro também. Tenho amigos que compram os carros dos seus sonhos, mas não têm coragem de usar para não correr riscos. Eu já sou mais de usar, seja tênis ou carro (…) para o público infantil acho que o filme tem uma mensagem importante da necessidade de se conectar às pessoas, de entender as questões delas e não se fechar numa bolha. Tem coisas muito mais importantes do que estar no topo de uma estante”.
Que tal conferir o nosso canal do YouTube?