20250219 cillian murphy papo de cinema

Cillian Murphy é uma figura singular no mundo do entretenimento. Muito distante dos astros e estrelas que aceitam ser celebridades por conta da notoriedade de seus trabalhos, o ator irlandês é avesso a badalações. Depois de iniciar a carreira artística como vocalista, pianista e compositor de uma banda de rock, ele recusou o contrato com uma gravadora no fim dos anos 1990 e caiu de cabeça no mundo da interpretação. Não demorou para se destacar com sua capacidade impressionante de construir personalidades complexas e interpretar homens que nem sempre exteriorizam seus sentimentos e opiniões.

Hoje ele é vencedor de Oscar, Globo de Ouro e de boa parte dos prêmios que significam sucesso na indústria do cinema. Mas nem sempre foi assim. Mesmo quando Murphy galgava degraus em papeis menores, os resultados de seus trabalhos eram regularmente capazes de engrandecer os filmes e as séries. Para celebrar a carreira de Cillian Murphy, decidimos fazer esse 5+1 com cinco interpretações indispensáveis do irlandês e mais uma que merece ser (re)descoberta. Senhoras e senhores, com vocês o melhor de Cillian Murphy.

Cillian Murphy

 

20201110 exterminio papo de cinema cartazExtermínio (2002)
Cillian Murphy já havia feito alguns filmes antes dessa história de zumbis, mas nunca tinha chamado tanta atenção quanto ao interpretar o homem que se depara com um mundo devastado por uma praga zumbi depois de ficar em coma por 28 dias. O protagonista dessa superprodução assinada pelo britânico Danny Boyle funciona como os nossos olhos incrédulos no começo, especialmente enquanto vaga por uma Londres que foi rapidamente devastada pela praga. Como se relacionar c0m esse espaço todo remodelado pela tragédia? E como estarão seus familiares? Sobreviveram ou foram transformados em monstros por mortos-vivos esfomeados? A interpretação de Murphy é tão marcante que não foram poucas as vezes que os fãs do longa-metragem original especularam a respeito de seu retorno nas sequências. Atualmente, essa mitologia está sendo desdobrada numa nova saga, o que reacende a esperança desses fãs ávidos por ver novamente esse homem transformado em herói improvável pelas circunstâncias. O problema é que, sobretudo depois de ganhar um Oscar, Murphy deve estar com a agenda mais do que lotada. E, ainda por cima, ele não parece um cara seduzido simplesmente pela notoriedade, precisando de mais do que isso para ser convencido.

 

20170220 cafe da manha em plutao papo de cinema cartazCafé da Manhã em Plutão (2005)
Aparentemente empenhado em colaborar, basicamente, com grandes cineastas, Cillian Murphy estrelou aqui um dos seus mais marcantes filmes. Nessa comédia extravagante, cheia de cor e na qual a fantasia é utilizada para discutir temas espinhosos, ele está sob a batuta de Neil Jordan dando vida a Patrick “Pussy” Braden, travesti de uma pequena cidade da Irlanda. Filha do relacionamento entre uma doméstica e o padre local, ela foi criado por uma pessoa que não suporta seus trejeitos femininos. Na companhia de seus amigos mais fiéis, Patrick decide sair de casa e começar uma verdadeira peregrinação em busca de sua mãe verdadeira, no meio do caminho sendo apresentada a uma sociedade hipócrita que não parece disposta a aceitar seu brilho pessoal. Para quem está acostumado a Murphy interpretando homens irascíveis, é uma excelente oportunidade para conferir a versatilidade desse ator irlandês que era um dos destaques de sua geração antes mesmo de a Academia de Artes e Ciências Cinematográficas de Hollywood reconhecer o seu talento maiúsculo e conferir a ele o Oscar de Melhor Ator. Além de ser visualmente muito bonito e imaginativo, o longa-metragem ainda conta com uma trilha sonora daquelas que fazem a gente cantarolar.

 

20170704 dunkirk papo de cinema cartazDunkirk (2017)
A escolha desse verdadeiro espetáculo de guerra é também para celebrar a colaboração do ator irlandês com o cineasta Christopher Nolan. Cillian Murphy havia interpretado o icônico Espantalho na trilogia do Batman de Nolan e em Dunkirk tem pouco tempo de tela, mas o aproveita de maneira sublime. Em meio a uma narrativa de guerra que se desenvolve alternadamente entre céu, mar e terra (com cronologias diferentes sendo cruzadas), ele vive um personagem apelidado de Soldado Tremulante. Trata-se de uma representação muito poderosa de um homem traumatizado pelos horrores testemunhados no front. Diferente de boa parte dos soldados, que são retratados como homens heroicos encontrando forças de onde aparentemente não há para triunfar na batalha, esse sujeito é um símbolo da fragilização pela guerra. Desgastado, encharcado e com um constante semblante de pânico, ele é um dos personagens que injetam dramaticidade e humanidade numa trama que muitas vezes parece mais empenhada em destrinchar a si própria do que a investigar os horrores. Além disso tudo, o soldado interpretado por Murphy é como uma bomba-relógio. Instável e absolutamente amedrontado, ele prenuncia com sua presença a possibilidade de uma tragédia naquele cenário de caos.

 

20191003 peaky blinders papo de cinema cartaz teaserPeaky Blinders (2013-2022)
Sem muito medo de errar, podemos tratar a interpretação de Cillian Murphy nessa série como um dos marcos da televisão recente. Ele vive Thomas Shelby, líder da família e da gangue Peaky Blinders que volta da Primeira Guerra Mundial com o objetivo de dominar a cidade de Birmingham, interior da Inglaterra. Assombrado por diversos fantasmas da guerra, ele aprende desde cedo que há apenas um mandamento nesse cenário caótico em que a lei é tão corruptível quanto qualquer pessoa: a força. Thomas não medirá esforços para subjugar inimigos, conquistar territórios e expandir seus domínios para além de qualquer sonho de grandeza que ele possa ter tido em sua origem humilde. Também sem muito receio de parecer hiperbólico, Murphy tem aqui (por enquanto) o grande papel de sua vida. Foi o trabalho que aumentou a base mundial de seus fãs, que o colocou na primeira prateleira dos intérpretes de sua geração e que lhe garantiu prêmios. Thomas Shelby não é somente um homem bruto, mas o espelho de uma sociedade, a continuidade de uma masculinidade agressiva, a necessidade de asfixiar as fragilidades para sobressair num universo em que homens não podem chorar e mulheres (com bem-vindas exceções) são tratadas como suportes emocionais.

 

20230720 oppenheimer filme poster papo de cinemaOppenheimer (2023)
Não à toa, voltamos à colaboração entre o ator irlandês e Christopher Nolan. Dessa vez para tratar do papel que trouxe a maior consagração da carreira de Cillian Murphy. Neste longa-metragem vencedor de 7 estatuetas do Oscar 2024, ele interpreta  o cientista norte-americano J. Robert Oppenheimer. Físico da Universidade da Califórnia, nos EUA, teve papel crucial para o desenvolvimento da bomba atômica utilizada num momento crucial da Segunda Guerra Mundial. Portanto, temos em cena um homem daqueles cuja ambição desmedida é fundamental. Encabeçando os esforços militares para sair na frente de nações potencialmente inimigas dos Estados Unidos, ele coloca em risco seus relacionamentos amorosos, suas amizades e até mesmo a vida de milhares de pessoas se isso garantir que esteja na vanguarda de uma das criações mais odiosas da história da humanidade. Murphy novamente faz jus à responsabilidade e apresenta um trabalho tão consistente que rendeu a ele o Oscar de Melhor Ator, além de inúmeras outras premiações, tais como o BAFTA, o SAG Awards, o Globo de Ouro, o Satellite, etc. Uma consagração mais que merecida na temporada que também tornou Murphy uma fábrica de memes.

 

+ 1

Temporada de TraiçãoTemporada de Traição (2018)
Poderíamos citar inúmeros filmes aqui como “+1”. Por exemplo, Ventos da Liberdade (2006), dirigido por Ken Loach, no qual trabalhadores do interior da Irlanda se organizam para enfrentar os esquadrões britânicos que chegam para sufocar o movimento pela independência no início do século 20. Nele, Cillian Murphy tem não apenas mais uma atuação marcante, mas um desempenho fundamental para o êxito do filme. Poderíamos citar também o recente Pequenas Coisas Como Estas (2024), no qual ele interpreta Bill, um homem casado e pai dedicado, vive tranquilamente como comerciante de carvão na Irlanda dos anos 1980. No entanto, sua vida está prestes a mudar, principalmente quando os segredos de sua cidade começam a vir à tona. Mas preferimos chamar a atenção para algo menos badalado. Lançado em 2018, atualmente disponível no Brasil na plataforma Cindie, Temporada de Traição traz Murphy como um homem de classe média, exemplar pai de família, que simplesmente entra em crise ao começar um caso extraconjugal com a amiga vulnerável de sua esposa. Murphy carrega todas as contradições desse homem que vai da irresponsabilidade emocional ao próprio fundo do poço em segundos. Outro grande trabalho.

SIGA O PAPO NAS REDES
Tik Tok | Instagram | Facebook
Letterboxd | Threads | BlueSky

As duas abas seguintes alteram o conteúdo abaixo.
avatar
Jornalista, professor e crítico de cinema membro da ABRACCINE (Associação Brasileira de Críticos de Cinema,). Ministrou cursos na Escola de Cinema Darcy Ribeiro/RJ, na Academia Internacional de Cinema/RJ e em diversas unidades Sesc/RJ. Participou como autor dos livros "100 Melhores Filmes Brasileiros" (2016), "Documentários Brasileiros – 100 filmes Essenciais" (2017), "Animação Brasileira – 100 Filmes Essenciais" (2018) e “Cinema Fantástico Brasileiro: 100 Filmes Essenciais” (2024). Editor do Papo de Cinema.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *