Com o fim do festival de Cannes, há cerca de um mês, começa a corrida oficial para a temporada de grandes premiações do cinema, que culminará com a cerimônia do Oscar em fevereiro de 2014.
Isso significa que os próximos meses trarão grandes produções, muitas das quais desfilarão pelos tapetes vermelhos para os quais o mundo estará olhando daqui pra frente. Mas, afinal, o que separa um grande vencedor de um perdedor retumbante? Se depender da teoria que diz que todo mundo está conectado a qualquer outra pessoa por no máximo seis graus de separação, apenas alguns passos.
Pensando nisso, o Papo de Cinema traz a conexão inusitada entre o grande vencedor do Oscar 2013, Argo (2012), e o ganhador do dúbio prêmio Framboesa de Ouro (que elege os piores do cinema), Amanhecer: Parte 2. Confira!
Quando Argo começou a abocanhar todas a grandes premiações do ano passado, a não indicação do filme ao Oscar de Melhor Diretor encabeçou a maioria das discussões sobre o prêmio. Por isso, esta foi a ocasião em que muita gente descobriu que o galã, que também era protagonista do longa, fazia sucesso atrás das câmeras. Mas o que muitos cinéfilos já sabiam é que além da direção, também como roteirista tinha sucesso Ben Affleck…
Ben Affleck, há 15 anos, já havia faturado um Oscar pelo roteiro original de Gênio Indomável, escrito em parceria com Matt Damon, que também protagonizava o longa. O elenco, escolhido a dedo, incluía no papel de um dos professores que desafia o jovem Will Hunting, um garoto prodígio porém com sérios problemas de relacionamento, o sueco Stellan Skarsgård…
Stellan Skarsgard é uma figura presente tanto em projetos autorais e alternativos como em grandes blockbusters. Nessa área, um dos seus trabalhos mais recentes foi na pele de um intelectual em Thor, o mais shakespeariano dos filmes de super-herói. Aqui, o ator vive Erik Selvig, parceiro de pesquisa de Jane Foster, vivida por outra atriz que também já atuou por trás das câmeras: Natalie Portman…
Natalie Portman estreou como realizadora ao comandar um dos segmentos de Nova York, Eu Te Amo, filme que mostra diversas histórias sobre amor (e desamor) na Big Apple. Este projeto coletivo contava com diversos astros atrás e também à frente das câmeras, e entre as inúmeras estrelas do elenco, estava Bradley Cooper…
Bradley Cooper, antes do mega estrelato atual, vinha se especializando em integrar elencos múltiplos. E nessa mesma linha ele aparece como protagonista de uma das histórias de Idas e Vindas do Amor, comédia romântica açucarada sob medida para ser lançada no Dia dos Namorados. Sabe quem também estava no filme? O neogalã Taylor Lautner…
Taylor Lautner, o Jacob da Saga Crepúsculo! O ídolo teen é hoje um dos queridinhos da América e adorado por milhões de fãs em todo mundo. Graças à sua atuação não muito experiente, por assim dizer (Taylor faturou a Framboesa de Ouro de pior ator coadjuvante no ano passado), o guri é um dos grandes responsáveis por ter levado Amanhecer: Parte 2 a ser coroado como a pior produção de 2013.