Depois do sucesso de seu primeiro filme, o Capitão América retornou aos cinemas essa semana em uma nova aventura, Capitão América 2: O Soldado Invernal. Com uma trama de conspiração que ainda tem belos toques de thriller de espionagem, o filme se revelou um dos melhores exemplares da Marvel, dando uma ótima continuidade ao projeto do estúdio de criar um universo cinematográfico no qual todos seus filmes estão conectados.
Sendo um personagem famoso, é claro que o Capitão América já saiu dos quadrinhos outras vezes para aparecer de carne e osso no cinema. A primeira vez que isso aconteceu foi em 1944, apenas três anos após sua criação, quando apareceu em um filme que, apesar de ter a figura do herói, não se preocupava muito em seguir a história vista nas HQs. Mas além do personagem, há outras seis ligações existentes entre esses dois filmes tão distantes um do outro e com produções tão distintas. Confira a seguir.
Em seu novo filme, o Capitão América se vê tendo que enfrentar várias coisas enquanto tenta se adaptar aos novos tempos. Em meio a isso, acaba batendo de frente com o manipulador Alexander Pierce, interpretado por ninguém menos do que o grande Robert Redford, em um papel curioso por ser exatamente oposto àquele que interpretou em um de seus filmes mais famosos, Três Dias do Condor (1975).
O caso Watergate foi um dos maiores escândalos na política americana, tendo sido cuidadosamente investigado pelos repórteres Bob Woodward e Carl Bernstein, do Washington Post (a matéria que eles escreveram caiu como uma bomba na época). Toda a investigação da dupla foi retratada brilhantemente no clássico Todos os Homens do Presidente, no qual Robert Redford ficou com o papel de Woodward e teve uma dinâmica admirável com Dustin Hoffman como Carl Bernstein.
No ganhador do prêmio de Melhor Filme no Oscar de 1970, Dustin Hoffman encarnou Ratso Rizzo, vigarista que passa a ajudar Joe (Jon Voight), que acabou de chegar a Nova York. Perdidos da Noite ainda tem no elenco a atriz Brenda Vaccaro interpretando uma socialite que paga para transar com Joe. Apesar de ter sido um papel pequeno, Vaccaro foi indicada ao Globo de Ouro de Melhor Atriz Coadjuvante.
Anos depois de Perdidos na Noite, Brenda Vaccaro apareceu no filme-desastre Aeroporto 77, terceiro exemplar da franquia Aeroporto. Como era de costume na série, o elenco é cheio de nomes conhecidos, sendo um deles o de Olivia de Havilland, uma das atrizes mais famosas da Era de Ouro de Hollywood e que aqui ficou com o papel de Emily Livingston, uma rica patrona de arte.
Depois de ser vendido como escravo, Peter Blood (Errol Flynn) se liberta e vira um grande pirata ao lado de seus companheiros. Nessa história, Olivia de Havilland é Arabella Bishop, sobrinha do Coronel Bishop, que acaba se envolvendo com Blood. O Coronel, por sua vez, é vivido por Lionel Atwill, sendo que este não seria o único vilão da carreira do ator.
No primeiro filme protagonizado pelo personagem da Marvel Comics, Lionel Atwill ficou com o papel do vilão Dr. Cyrus Maldor, também conhecido como Escaravelho, cujo plano é a clássica dominação mundial. E é claro que o Capitão América, que aqui não se trata de Steve Rogers, e sim de Grant Gardner (Dick Purcell) faz de tudo para detê-lo.