Já apontado como grande competidor na próxima temporada de prêmios norte-americana, Capitão Phillips (2013) finalmente chega às telas nacionais nesta sexta-feira. O drama bastante tenso tem a ágil direção de Paul Greengrass como um de seus trunfos, assim como a louvável entrega de Tom Hanks ao personagem real, que entrou para a história ao enfrentar um grupo de pitaras contemporâneos.
Aventura sobre um personagem ficcional que tem o mesmo título de Philips, Capitão América: O Primeiro Vingador introduziu um dos heróis mais admirados da Marvel aos cinemas em 2011. Novamente apresentado em Os Vingadores (2012), o personagem é interpretado por Chris Evans, que já espera pela próxima aventura-solo deste capitão, programada para estrear em 2014. Curiosamente, seis pontos de ligação conectam Capitão Phillips ao Capitão América. Confira!
O drama com direção de Paul Greengrass reconstrói o real e trágico sequestro de um cargueiro americano por piratas somalianos, que fazem a tripulação de refém. Interpretado magistralmente por Tom Hanks, o personagem-título é casado com Andrea Phillips, que na produção ganha corpo com a sempre ótima Catherine Keener.
Como a mãe do imaginativo Max, Catherine Keener não ganha muito espaço na aventura de Spike Jonze – reforçando seu status de eterna coadjuvante. Ainda assim, a atriz soma a um elenco primoroso, que também conta com um time de dubladores que inclui James Gandolfini, Lauren Ambrose e Paul Dano.
No intrigante suspense do canadense Denis Villeneuve, Paul Dano acrescenta mais um personagem excêntrico e difícil para sua jovem carreira. Como o principal suspeito de um sequestro, interage em sequências impactantes com Hugh Jackman e Jake Gyllenhaal.
Com uma indicação ao Oscar por O Segredo de Brokeback Mountain (2005), Jake Gyllenhaal já era acompanhado atentamente por Hollywood quando aceitou o desafio de David Fincher para compor o complexo Robert Graysmith, numa delicada interpretação que o deixou em ainda maior evidência, assim como Mark Ruffalo.
Nada de Edward Norton ou Eric Bana. Depois de duas problemáticas incursões-solo pelo cinema, o papel de Dr. Bruce Banner foi entregue para Mark Ruffalo no filme dirigido por Joss Whedon, quando o ator integrou uma das maiores equipes de heróis da Marvel. Como Hulk, atuou ao lado de um time A de atores, onde se destacam também Scarlett Johansson e Chris Evans.
Christopher Robert Evans foi uma escolha polêmica para dar corpo a um dos heróis mais clássicos da mitologia Marvel, uma vez que ele já havia interpretado o Tocha Humana nos dois filmes do Quarteto Fantástico. Ainda assim, poucos questionaram sua composição para o heroico capitão, que, numa ótica particular, pode ser considerado tão heroico quanto o Capitão Philips.