Estreia esta semana nos cinemas de todo o país a comédia Crô (2013), dirigida por Bruno Barreto e estrelada por Marcelo Serrado, que volta a interpretar o personagem que fez sucesso na televisão. A produção debocha de tudo e de todos, o que pode ser visto com maus olhos por alguns, mas deve garantir um bom retorno de bilheteria.
Por outro lado, mais um longa em que a temática GLBT está presente, o alemão Queda Livre (2013), tem feito sucesso na Berlinale e no Festival Internacional Gay e Lésbico da Filadélfia, onde recebeu três prêmios do júri, inclusive o de Melhor Filme. A produção também fez sucesso no Brasil com suas exibições na mostra Panorama Alemão nas cidades de Salvador, Brasília, Fortaleza e Porto Alegre.
A equipe do Papo de Cinema resolveu investigar quais os seis pontos de ligação entre produções tão diferentes em nacionalidade e abordagem, mas com eixo central ao mesmo tempo tão parecido. Descubra a seguir!
1. Crô (2013)
A comédia estrelada por Marcelo Serrado traz o homônimo e popular personagem da novela televisiva Fina Estampa aos cinemas, com roteiro do próprio autor do folhetim, Aguinaldo Silva. No filme, o mordomo gay vive momentos cômicos após perder a patroa e herdar sua fortuna. O longa foi dirigido por Bruno Barreto, que já havia apresentado em 2013 uma produção com temática homossexual, porém por um viés totalmente oposto…
2. Flores Raras (2013)
Nesta bela cinebiografia, Barreto retrata a vinda da poeta Elisabeth Bishop ao Brasil e seu romance com a arquiteta Lota de Macedo Soares (Gloria Pires). Atualmente o filme faz campanha internacional para tentar indicações a prêmios como Globo de Ouro e até o Oscar do próximo ano. Quem interpreta a escritora e tem boas chances no cenário internacional é Miranda Otto…
A atriz australiana não é um dos rostos mais conhecidos do mainstream, mas teve seu talento reconhecido diversas vezes em pequenas produções. Porém, o público deve lembrar da intérprete em blockbusters como Guerra dos Mundos (2005) e, especialmente, por ter vivido Eowyn na trilogia O Senhor dos Anéis (2001-2003). Entre estes filmes ela também foi uma das protagonistas da ação O Voo da Fênix, ao lado de Dennis Quaid…
Há dez anos críticos e espectadores do filme dirigido por Todd Haynes e estrelado por Julianne Moore ficaram indignados com a falta de Dennis Quaid entre os indicados ao Oscar de Ator Coadjuvante por sua performance no longa. Como o marido que escondia sua homossexualidade de todos, o ator arrancou aplausos de quem assistiu à produção. E no mesmo Longe do Paraíso, o ator Brian Delate fez uma pequena participação como um policial…
O mesmo ator seria um dos protagonistas do longa de 60 minutos Fireflies, no qual uma garota de 15 anos, Taylor, resolve resgatar seu avô, Jack, de um asilo. Quem armou o plano foram a mãe e o padrasto da garota. Este último, o personagem de Delate. Entre o roubo de um carro e uma fuga pela cidade, quem demonstrou total força na direção foi um estreante Stephen Lacant em seu primeiro longa de ficção…
6. Queda Livre (2013)
O cineasta alemão é o responsável por Queda Livre, produção de temática homossexual que vem sendo elogiada por muitos e considerada um novo O Segredo de Brokeback Mountain (2006). O longa selecionado para o Festival de Berlim aborda o caso de dois policiais, um deles casado, e a consequente submersão deste último em um relacionamento que ele não esperava que acontecesse.
Últimos artigos deMatheus Bonez (Ver Tudo)
- In Memoriam :: Joan Fontaine (1917-2013) - 22 de outubro de 2020
- Morte Sobre o Nilo - 10 de março de 2020
- Aspirantes - 1 de novembro de 2019
Deixe um comentário