Estreia esta semana nos cinemas de todo o país a comédia Crô (2013), dirigida por Bruno Barreto e estrelada por Marcelo Serrado, que volta a interpretar o personagem que fez sucesso na televisão. A produção debocha de tudo e de todos, o que pode ser visto com maus olhos por alguns, mas deve garantir um bom retorno de bilheteria.
Por outro lado, mais um longa em que a temática GLBT está presente, o alemão Queda Livre (2013), tem feito sucesso na Berlinale e no Festival Internacional Gay e Lésbico da Filadélfia, onde recebeu três prêmios do júri, inclusive o de Melhor Filme. A produção também fez sucesso no Brasil com suas exibições na mostra Panorama Alemão nas cidades de Salvador, Brasília, Fortaleza e Porto Alegre.
A equipe do Papo de Cinema resolveu investigar quais os seis pontos de ligação entre produções tão diferentes em nacionalidade e abordagem, mas com eixo central ao mesmo tempo tão parecido. Descubra a seguir!
A comédia estrelada por Marcelo Serrado traz o homônimo e popular personagem da novela televisiva Fina Estampa aos cinemas, com roteiro do próprio autor do folhetim, Aguinaldo Silva. No filme, o mordomo gay vive momentos cômicos após perder a patroa e herdar sua fortuna. O longa foi dirigido por Bruno Barreto, que já havia apresentado em 2013 uma produção com temática homossexual, porém por um viés totalmente oposto…
Nesta bela cinebiografia, Barreto retrata a vinda da poeta Elisabeth Bishop ao Brasil e seu romance com a arquiteta Lota de Macedo Soares (Gloria Pires). Atualmente o filme faz campanha internacional para tentar indicações a prêmios como Globo de Ouro e até o Oscar do próximo ano. Quem interpreta a escritora e tem boas chances no cenário internacional é Miranda Otto…
A atriz australiana não é um dos rostos mais conhecidos do mainstream, mas teve seu talento reconhecido diversas vezes em pequenas produções. Porém, o público deve lembrar da intérprete em blockbusters como Guerra dos Mundos (2005) e, especialmente, por ter vivido Eowyn na trilogia O Senhor dos Anéis (2001-2003). Entre estes filmes ela também foi uma das protagonistas da ação O Voo da Fênix, ao lado de Dennis Quaid…
Há dez anos críticos e espectadores do filme dirigido por Todd Haynes e estrelado por Julianne Moore ficaram indignados com a falta de Dennis Quaid entre os indicados ao Oscar de Ator Coadjuvante por sua performance no longa. Como o marido que escondia sua homossexualidade de todos, o ator arrancou aplausos de quem assistiu à produção. E no mesmo Longe do Paraíso, o ator Brian Delate fez uma pequena participação como um policial…
O mesmo ator seria um dos protagonistas do longa de 60 minutos Fireflies, no qual uma garota de 15 anos, Taylor, resolve resgatar seu avô, Jack, de um asilo. Quem armou o plano foram a mãe e o padrasto da garota. Este último, o personagem de Delate. Entre o roubo de um carro e uma fuga pela cidade, quem demonstrou total força na direção foi um estreante Stephen Lacant em seu primeiro longa de ficção…
O cineasta alemão é o responsável por Queda Livre, produção de temática homossexual que vem sendo elogiada por muitos e considerada um novo O Segredo de Brokeback Mountain (2006). O longa selecionado para o Festival de Berlim aborda o caso de dois policiais, um deles casado, e a consequente submersão deste último em um relacionamento que ele não esperava que acontecesse.