seis graus elas papo de cinema00

Spike Jonze projeta um cenário melancólico sobre os relacionamentos afetivos no mundo contemporâneo em Ela (2013), um dos filmes mais interessantes deste início de ano. Mais do que isso, o cineasta coloca em foco um dos maiores sintomas do nosso tempo: a solidão do homem em um mundo ultraconectado pela tecnologia.

No longa, Joaquin Phoenix é Theodore, um homem que apaixona-se por Samantha (Scarlett Johansson), o novo sistema operacional de seu computador. Sendo Samantha produto de inteligência artificial de ponta, que evolui a partir do convívio com seu dono, ela mesma passa a amar Theodore. Porém, como qualquer humano, o ser virtual torna-se também capaz de trair. Apesar do binômio homem-máquina, Jonze analisa em Ela o nascimento, o desenvolvimento e o fim da afeição ao levantar diversas questões sobre a natureza do amor.

Tema central de grande parte da produção artística e foco de estudos científicos que buscam desvendá-lo, o amor é um dos sentimentos e condutas abordados em A Garota Ideal (2007), filme de Craig Gillespie no qual Lars (Ryan Gosling) namora Bianca, uma boneca comprada pela internet. Introspectivo e deslocado em sua comunidade, Lars começa a transitar socialmente após ter seu namoro aceito por parentes e amigos, que se esforçam em um movimento de integração.

Seis pontos ligam estes dois filmes, que debatem a dificuldade de relacionamento de homens comuns com mulheres reais. Confira abaixo!

 

seis graus elas papo de cinema01a1. Ela (2013)

No filme de Spike Jonze, Theodore é um elogiado escritor de cartas românticas que, após a separação, encontra dificuldades para se relacionar novamente. Em um mundo superpovoado e interconectado pelas novas tecnologias, Theodore tenta superar a solidão extrema ao se apaixonar por Samantha, nome do novo sistema operacional de seu computador baseado em inteligência artificial que passa a corresponder o afeto do dono. Samantha não tem rosto nem corpo, mas tem a voz sensual de Scarlett Johansson

seis graus elas papo de cinema02 e1393528971556

seis graus elas papo de cinema032. Encontros e Desencontros (2003)

Atual diva do cinema, Scarlett Johansson já havia feito diversos filmes antes de ser mundialmente reconhecida pelo ótimo desempenho como Charlotte em Encontros e Desencontros, um dos melhores filmes de Sofia Coppola. No longa, Scarlett contracena com Bill Murray, que interpreta Bob Harris, um ator perdido na hermética Tóquio contemporânea…

seis graus elas papo de cinema04 e1393529004349

seis graus elas papo de cinema053. Zumbilândia (2009)

Se Bill Murray foi celebrado pelo papel dramático na obra de Coppola, o ator também é constantemente reverenciado por suas comédias. Foi assim com o divertido Zumbilândia, em que o astro interpreta ele mesmo em um mundo tomado por mortos-vivos. Metalinguístico e cômico no que diz respeito à cultura zumbi, o filme de Ruben Fleischer também tem no elenco Woody Harrelson

seis graus elas papo de cinema06 e1393529099115

seis graus elas papo de cinema074. Sete Psicopatas e um Shih Tzu (2012)

Woody Harrelson é uma das estrelas do grande elenco do thriller cômico Sete Psicopatas e um Shih Tzu. No longa, ele vive um gângster temperamental que acaba envolvido com Billy (Sam Rockwell), um ator desempregado e ladrão de cachorros que quer ajudar seu amigo Marty a escrever um bom roteiro. Quem assumiu o papel de Marty foi Colin Farrell

seis graus elas papo de cinema08 e1393529123138

seis graus elas papo de cinema095. A Hora do Espanto (2011)

Colin Farrell é um ator com desempenho bastante irregular, que não teve sorte ao participar do remake do clássico do terror A Hora do Espanto (1985), de Tom Holland. No filme original, um adolescente suspeita que seu vizinho seja um vampiro e acaba tornando-se vítima do sobrenatural. O filme de 2011, que conserva o enredo, é assinado por Craig Gillespie…

seis graus elas papo de cinema10 e1393529030252

seis graus elas papo de cinema116. A Garota Ideal (2007)

Se a releitura do ícone do horror não funcionou, Craig Gillespie teve um resultado muito melhor ao dirigir o roteiro original de Nancy Oliver para o excelente A Garota Ideal. Neste longa, Lars, um homem introspectivo e com dificuldades de relacionamento, apaixona-se por uma boneca comprada pela web – argumento que, mesmo sendo diferente de Ela, guarda semelhanças com as abordagens propostas pelo filme de Spike Jonze.

seis graus elas papo de cinema12 e1393528935851

 

As duas abas seguintes alteram o conteúdo abaixo.
avatar
é jornalista, doutorando em Comunicação e Informação. Pesquisador de cinema, semiótica da cultura e imaginário antropológico, atuou no Grupo RBS, no Portal Terra e na Editora Abril. É integrante da ACCIRS - Associação dos Críticos de Cinema do Rio Grande do Sul.
avatar

Últimos artigos deDanilo Fantinel (Ver Tudo)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *