Neste primeiro semestre de 2014, dois filmes – um brasileiro, outro americano – de temática homossexual tem despertado a atenção do público e da crítica por onde são exibidos. O primeiro é o drama adolescente nacional Hoje Eu Quero Voltar Sozinho, sobre o relacionamento entre dois estudantes do ensino médio que se descobrem apaixonados, e o segundo é o oscarizado Clube de Compras Dallas, baseado numa história real sobre o surgimento da AIDS nos Estados Unidos. E, além da temática que os une, há ainda outras ligações entre estes longas, que nós do Papo de Cinema fomos investigar nessa semana. Confira!
Premiado no Festival de Berlim com o Teddy Award de Melhor Filme Gay, esse trabalho de estreia em longa-metragem do diretor Daniel Ribeiro tem como base o curta Eu Não Quero Voltar Sozinho (2010), adaptando a mesma história de descobrimento sexual entre dois garotos, porém num outro formato. O elenco é basicamente o mesmo nos dois projetos, com alguns importantes acréscimos na nova versão, como a veterana Selma Egrei (a avó) e o pai do protagonista, interpretado pelo versátil Eucir de Souza…
Eucir de Souza é um dos atores mais constantes do atual cinema brasileiro, tendo marcado presença nos últimos anos tanto em projetos independentes, como o inédito Nove Crônicas para um Coração aos Berros (2012), como também nesse thriller dirigido por Sergio Rezende a partir de fatos reais que aconteceram em São Paulo, quando a violência tomou conta da cidade em atentados dramáticos. No filme, ele fazia um poderoso bandido que acaba se envolvendo com a protagonista, papel de Andréa Beltrão…
Andréa Beltrão é conhecida por sua veia cômica, tanto explorada no cinema, no teatro e na televisão, mas também se sai bem diante de desafios mais sérios. Porém percebe-se a tranquilidade da atriz em marcar presença como o alívio cômico nas mais diversas histórias, como nessa divertida comédia romântica dirigida por Guel Arraes e estrelada por Leticia Sabatella e Wagner Moura…
Wagner Moura é reconhecido no cinema nacional por participar de diversos sucessos, como Carandiru (2003) e Tropa de Elite (2007). No entanto, no ano passado ele estreou também em Hollywood, atuando nesta ficção-científica milionária ao lado de grandes nomes, como os oscarizados Matt Damon e Jodie Foster…
Jodie Foster já possui dois Oscars em casa, e nos últimos anos tem diminuído o ritmo com que tem marcado presença na tela grande. E entre os projetos mais comerciais da atriz está este thriller dirigido com segurança por David Fincher e estrelado por outros dois astros oscarizados, Forest Whitaker e Jared Leto…
Jared Leto entrou para a seleta lista do Oscar neste ano, ao aparecer nesse drama como o travesti Rayon, vítima da AIDS que se alia ao homofóbico Ron Woodroof (personagem igualmente premiado de Matthew McConaughey) para traficar medicamentos mais eficazes para os Estados Unidos e, assim, lutarem com mais eficácia contra a doença.