seis graus noé papo de cinema capa2

Filmes bíblicos não são novidade em Hollywood, mas parece que neste ano o gênero resolveu tomar conta dos cinemas. No final de 2014 deve chegar às telonas Êxodo, novo filme de Ridley Scott com Christian Bale, Joel Edgerton, Aaron Paul e Sigourney Weaver. Até lá, outros filmes como Filho de Deus, Deixados para Trás e Maria Mãe de Cristo tem previsão de lançamento para este ano ainda. Uma das estreias da semana, Noé (2014), novo filme de Darren Aronofsky, reconta a passagem da Bíblia com Russell Crowe no papel-título e com grande elenco que tem também Jennifer Connelly, Anthony Hopkins, Emma Watson, Nick Nolte e Logan Lerman.

A história do desacreditado homem  que precisa levar animais em uma embarcação para repovoar o mundo já foi levada aos cinemas inúmeras vezes. Michael Curtiz, diretor de clássicos como Casablanca (1942), Alma em Suplício (1945) e As Aventuras de Robin Hood (1938), realizou A Arca da Noé (1928), superprodução para os padrões da época comparava o dilúvio bíblico com a Primeira Guerra Mundial.

A equipe do Papo de Cinema resolveu investigar quais os seis graus de separação que interligam este clássico e o lançamento de 2014. Confira a seguir!

 

seis graus noé papo de cinema011. Noé (2014)

O drama bíblico reúne um elenco estelar e efeitos especiais pesados para recontar a famosa história do dilúvio universal e de como um homem de fé abalada foi escolhido para salvar da catástrofe tudo que vivia. Com direito inclusive à presença dos Guardiões, uma espécie de gigante de pedra, o filme já chegou causando polêmica e com pinta de blockbuster. Quem lidera o elenco no papel-título é o já veterano Russel Crowe

seis graus noé papo de cinema02 e1396591063143

seis graus noé papo de cinema032. Uma Mente Brilhante (2001)

Russel Crowe foi três vezes indicado ao Oscar, uma delas por Uma Mente Brilhante. No famoso longa, que levaria a estatueta de Melhor Filme naquele ano, Crowe contracena com um elenco de peso, que inclui Jennifer Connely (que também está em Noé, aliás), Ed Harris e Christopher Plummer

seis graus noé papo de cinema04 e1396591089696

seis graus noé papo de cinema053. A Noviça Rebelde (1965)

Christopher Plummmer é o eterno e inesquecível Capitão Von Trapp de A Noviça Rebelde. Neste filme, Plummer foi o galã que encantou diversas mocinhas da época, que sonhavam em ser Maria e se casarem com o imaculado militar. Por trás do enorme sucesso, vencedor de cinco Oscar, estava o diretor Robert Wise…

seis graus noé papo de cinema06 e1396591115464

seis graus noé papo de cinema074. Famintas de Amor (1957)

Robert Wise, proeminente diretor da era de ouro em Hollywood, também dirigiu o drama de guerra Famintas de Amor. Pouco conhecido, o filme de 1957 conta a história de quatro irmãs neozelandesas que se apaixonam por soldados americanos. O conflito surge quando os militares precisam continuar seu caminho em direção à Segunda Guerra Mundial. O papel principal era de Jean Simmons…

seis graus noé papo de cinema08 e1396591138829

seis graus noé papo de cinema095. O Egípcio (1954)

Jean Simmons era uma das estrelas da Old Hollywood, protagonizando várias produções. Seu papel mais conhecida foi a Varinia de Spartacus (1960), de Stanley Kubrick. Mas bem antes disso, Simmons estrelou O Egípcio, exuberante drama histórico sobre intrigas na corte do faraó a partir do ponto de vista de um órfão. O filme foi dirigido por Michael Curtiz…

seis graus noé papo de cinema10 e1396591161122

seis graus noé papo de cinema116. A Arca de Noé (1928)

Michael Curtiz tinha uma predileção por dramas históricos passados na antiguidade e também foi o responsável pela condução de A Arca de Noé, filme que justapõe o dilúvio bíblico aos eventos da Primeira Guerra Mundial. A ideia, bastante influenciada por Griffith e seu Intolerância (1916), era mostrar como os horrores do conflito bélico eram uma espécie de “fim do mundo”, somente comparável ao cataclisma bíblico. Uma associação esperta do roteiro, co-escrito por Anthony Coldeway, Darryl Zanuck e De Leon Anthony.

seis graus noé papo de cinema12 e1396591181452

As duas abas seguintes alteram o conteúdo abaixo.
avatar
é jornalista, mestre em Estética, Redes e Tecnocultura e otaku de cinema. Deu um jeito de levar o audiovisual para a Comunicação Interna, sua ocupação principal, e se diverte enquanto apresenta a linguagem das telonas para o mundo corporativo. Adora tudo quanto é tipo de filme, mas nem todo tipo de diretor.
avatar

Últimos artigos deDimas Tadeu (Ver Tudo)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *