O que liga um grande blockbuster recém-lançado a um clássico imortal do cinema? No Seis Graus de Separação desta semana, propomos uma ligação que pode parecer longínqua, mas existe, entre O Homem de Aço (2013), nova aventura do herói Superman, com o Homem de Lata, um dos personagens mais queridos de O Mágico de Oz (1939). Ficou curioso? Então descubra como isso é possível!
O ator britânico Henry Cavill recebeu a incumbência de encarnar a nova versão de Superman nos cinemas em O Homem de Aço, em uma pegada mais séria e realista. Em atuação elogiada, o ator tem tudo para conquistar os fãs do Último Filho de Krypton enquanto este procura pelo seu lugar no planeta Terra. E, como é de praxe no mito do herói, Clark Kent precisa de figuras paternas fortes para guiá-lo em seu caminho. Enquanto Russel Crowe é o pai biológico do kryptoniano Kal-El, cabe o papel de pai terráqueo para Kevin Costner…
2. Kevin Costner – Os Intocáveis (1987)
Depois de amargar diversos fracassos na carreira, Kevin Costner parece estar reencontrando seu espaço em papéis que exijam sua persona simples, porém sábia. Nem sempre foi assim, claro. O ator teve inúmeros sucessos em sua filmografia, vencedor do Oscar por Dança com Lobos, e com atuação irrepreensível em Os Intocáveis, longa-metragem dirigido por Brian De Palma e que contava com um elenco de peso, com nomes como Robert De Niro e Sean Connery…
Infelizmente, o eterno 007 aposentou-se após anos de serviço ao cinema. Recusa qualquer tipo de convite para revivals ou pontas em filmes que poderiam crescer e muito com sua presença. Dentre os trabalhos mais recentes em sua filmografia, destaca-se uma dramédia romântica lançada em 1998, com um elenco cheio de rostos conhecidos: Corações Apaixonados. Angelina Jolie, Gillian Anderson, Madeleine Stowe, Ellen Burstyn e Dennis Quaid são alguns dos nomes deste elenco plural, dirigido por Willard Caroll. Mas quem dividia a cena com Connery, fazendo seu par na história, é a sempre talentosa Gena Rowlands.
4. Gena Rowlands – Minha Esperança é Você (1963)
Gena Rowlands é mais conhecida pelos papéis em que foi dirigida por John Cassavettes em Uma Mulher Sob Influência (1974) e Gloria (1980), ambas atuações indicadas ao Oscar em meados dos anos 70 e começo dos 80. No entanto, ela está aqui listada por ter encabeçado o elenco de outra produção assinada por Cassavettes: Minha Esperança é Você. Lançada em 1963, é uma das últimas produções estreladas por Judy Garland.
Quantas e quantas produções foram embaladas pela voz de Judy Garland entre os anos 30 e os anos 60? Indicada a dois prêmios da Academia, pelas atuações em Nasce uma Estrela e Julgamento de Nuremberg (1961), Garland é mais lembrada como a adorável Dorothy, de O Mágico de Oz, um dos clássicos dirigidos por Victor Fleming. Levada por um tornado do Kansas até um mundo fantástico comandado pelo personagem título, Dorothy e seu totó encontram figuras curiosíssimas durante sua passagem por Oz: desde um leão sem coragem, passando por um espantalho brincalhão e, claro, o sempre companheiro Homem de Lata.
6. Homem de Lata – O Mágico de Oz (1939)
Interpretado por Jack Haley em O Mágico de Oz, de 1939, o personagem criado por L. Frank Baum quase teve outro intérprete nos cinemas. O ator Buddy Ebsen estava escalado para interpretar o Homem de Lata, mas devido a uma alergia à maquiagem utilizada para dar vida ao personagem, a produção se viu obrigada a substitui-lo por Haley. Este seria o papel mais conhecido do ator, que trabalharia ainda em mais de 30 produções em Hollywood. O Homem de Lata até pode não ser tão forte quanto O Homem de Aço, mas resiste ao tempo como ninguém. Basta assistir ao longa-metragem clássico e tirar a prova.