Categorias: 6 GrausArtigos

6 Graus :: Homem de Aço x Homem de Lata

Publicado por
Rodrigo de Oliveira

o homem de aço mágico de oz papo de cinema

O que liga um grande blockbuster recém-lançado a um clássico imortal do cinema? No Seis Graus de Separação desta semana, propomos uma ligação que pode parecer longínqua, mas existe, entre O Homem de Aço (2013), nova aventura do herói Superman, com o Homem de Lata, um dos personagens mais queridos de O Mágico de Oz (1939). Ficou curioso? Então descubra como isso é possível!

1. Henry CavillO Homem de Aço (2013)

O ator britânico Henry Cavill recebeu a incumbência de encarnar a nova versão de Superman nos cinemas em O Homem de Aço, em uma pegada mais séria e realista. Em atuação elogiada, o ator tem tudo para conquistar os fãs do Último Filho de Krypton enquanto este procura pelo seu lugar no planeta Terra. E, como é de praxe no mito do herói, Clark Kent precisa de figuras paternas fortes para guiá-lo em seu caminho. Enquanto Russel Crowe é o pai biológico do kryptoniano Kal-El, cabe o papel de pai terráqueo para Kevin Costner

2. Kevin CostnerOs Intocáveis (1987)

Depois de amargar diversos fracassos na carreira, Kevin Costner parece estar reencontrando seu espaço em papéis que exijam sua persona simples, porém sábia. Nem sempre foi assim, claro. O ator teve inúmeros sucessos em sua filmografia, vencedor do Oscar por Dança com Lobos, e com atuação irrepreensível em Os Intocáveis, longa-metragem dirigido por Brian De Palma e que contava com um elenco de peso, com nomes como Robert De Niro e Sean Connery…

 

3. Sean Connery – Corações Apaixonados (1998)

Infelizmente, o eterno 007 aposentou-se após anos de serviço ao cinema. Recusa qualquer tipo de convite para revivals ou pontas em filmes que poderiam crescer e muito com sua presença. Dentre os trabalhos mais recentes em sua filmografia, destaca-se uma dramédia romântica lançada em 1998, com um elenco cheio de rostos conhecidos: Corações Apaixonados. Angelina Jolie, Gillian Anderson, Madeleine Stowe, Ellen Burstyn e Dennis Quaid são alguns dos nomes deste elenco plural, dirigido por Willard Caroll. Mas quem dividia a cena com Connery, fazendo seu par na história, é a sempre talentosa Gena Rowlands.

4. Gena Rowlands – Minha Esperança é Você (1963)

Gena Rowlands é mais conhecida pelos papéis em que foi dirigida por John Cassavettes em Uma Mulher Sob Influência (1974) e Gloria (1980), ambas atuações indicadas ao Oscar em meados dos anos 70 e começo dos 80. No entanto, ela está aqui listada por ter encabeçado o elenco de outra produção assinada por Cassavettes: Minha Esperança é Você. Lançada em 1963, é uma das últimas produções estreladas por Judy Garland.

5. Judy Garland – Nasce uma Estrela (1954)

Quantas e quantas produções foram embaladas pela voz de Judy Garland entre os anos 30 e os anos 60? Indicada a dois prêmios da Academia, pelas atuações em Nasce uma Estrela e Julgamento de Nuremberg (1961), Garland é mais lembrada como a adorável Dorothy, de O Mágico de Oz, um dos clássicos dirigidos por Victor Fleming. Levada por um tornado do Kansas até um mundo fantástico comandado pelo personagem título, Dorothy e seu totó encontram figuras curiosíssimas durante sua passagem por Oz: desde um leão sem coragem, passando por um espantalho brincalhão e, claro, o sempre companheiro Homem de Lata.

6. Homem de Lata – O Mágico de Oz (1939)

Interpretado por Jack Haley em O Mágico de Oz, de 1939, o personagem criado por L. Frank Baum quase teve outro intérprete nos cinemas. O ator Buddy Ebsen estava escalado para interpretar o Homem de Lata, mas devido a uma alergia à maquiagem utilizada para dar vida ao personagem, a produção se viu obrigada a substitui-lo por Haley. Este seria o papel mais conhecido do ator, que trabalharia ainda em mais de 30 produções em Hollywood. O Homem de Lata até pode não ser tão forte quanto O Homem de Aço, mas resiste ao tempo como ninguém. Basta assistir ao longa-metragem clássico e tirar a prova.

As duas abas seguintes alteram o conteúdo abaixo.
é crítico de cinema, membro da ACCIRS - Associação de Críticos de Cinema do Rio Grande do Sul. Jornalista, produz e apresenta o programa de cinema Moviola, transmitido pela Rádio Unisinos FM 103.3. É também editor do blog Paradoxo.

Últimos artigos deRodrigo de Oliveira (Ver Tudo)