Depois do sucesso que Rio fez em 2011, era apenas uma questão de tempo até uma continuação ser lançada. E ela chegou aos cinemas brasileiros esta semana, trazendo de volta Blu, Jade e outros personagens carismáticos em uma nova aventura. Desta vez, o Rio de Janeiro fica um pouco de lado, dando lugar a Amazônia, mas as belas paisagens brasileiras continuam lá.
Outro filme hollywoodiano que traz o Brasil como palco de sua história é Uma Noite no Rio, de 1941. Dirigido por Irving Cummings e estrelado por Don Ameche, Alice Faye e Carmen Miranda, a produção mostrava um comediante que tomava o lugar de um barão que ele imitava perfeitamente em seu show.
Porém, além de mostrarem pontos de vistas sobre a cidade maravilhosa, o que mais estes dois filmes, com mais de 70 anos de diferença entre si, tem em comum? A equipe do Papo de Cinema resolveu investigar quais são os seis pontos que separam as duas obras. Confira!
Protagonista de Rio e sua continuação, Blu é uma arara atrapalhada e insegura, o que não é de surpreender quando se mete em situações que aproveitam sua personalidade. Não é à toa que o diretor Carlos Saldanha chamou Jesse Eisenberg para ser o dublador do personagem, já que o próprio ator é conhecido por ter uma persona parecida com a de Blu, como podemos ver em filmes como Zumbilândia (2009) e…
Em Para Roma Com Amor, Woody Allen constrói seu roteiro em volta de vários núcleos narrativos. Um deles é protagonizado por Jesse Eisenberg e Alec Baldwin, que vivem as versões jovem e mais velha de um personagem, respectivamente, em uma das boas histórias do filme. Enquanto isso, em outro núcleo, vemos o personagem de Alessandro Tiberi se envolvendo com uma prostituta vivida por ninguém menos que Penélope Cruz…
Sahara é um dos filmes protagonizados por Matthew McConaughey na década passada que as pessoas preferem esquecer, sendo uma produção de ação bem genérica. No filme, Penélope Cruz aparece interpretando o interesse amoroso do herói vivido pelo agora prestigiado e oscarizado ator, que já havia tentado empreitadas mais sérias no fim dos anos 1990…
No mesma época em que Jim Carrey brilhou em O Show de Truman (1998), filme que trazia um homem tendo sua vida televisionada para o mundo todo, Matthew McConaughey apareceu praticamente na mesma situação em Ed TV. Mas o filme dirigido por Ron Howard não conquistou tanto o público e a crítica como ocorreu com o filme de Peter Weir…
Em um de seus primeiros longas como diretor, Ron Howard trouxe para as telas uma interessante história envolvendo alienígenas. No elenco, Don Ameche aparece interpretando o morador de um asilo que tem contato com o poder extraterrestre. O papel rendeu a ele o Oscar de Melhor Ator Coadjuvante, em 1985.
Ao lado de Carmen Miranda e Alice Faye, Don Ameche estrelou Uma Noite no Rio, interpretando um comediante que se apresenta no Casino Samba imitando o Barão Manuel Duarte, e devido a uma confusão acaba sendo chamado para ficar no lugar dele.