Fugas de prisões são quase um gênero à parte em Hollywood. Da ação ao drama, exemplares como Fuga de Nova York (1981) e Um Sonho de Liberdade (1994) já trataram do tema diversas vezes. Pois agora dois ícones dos filmes de ação, Sylvester Stallone e Arnold Schwarzenegger, protagonizam Rota de Fuga (2013), filme que chega aos cinemas trazendo à tona mais uma vez o tema. Aproveitando a ocasião, fizemos uma investigação para descobrir, em até seis graus de separação, quais as ligações entre o novo longa e um clássico do gênero, Fuga de Alcatraz (1979), estrelado por Clint Eastwood. Confira!
1. Rota de Fuga (2013)
Sylvester Stallone e Arnold Schwarzenegger lideram o elenco do filme de ação dirigido pelo sueco Mikael Håfström. Enquanto o eterno Rocky é um homem levado a uma penitenciária de segurança máxima para testar a eficácia da segurança local, o austríaco faz seu parceiro seu parceiro de fuga que esconde alguns segredos. O terreno não é novo para nenhum dos dois atores, mas Stallone teve a carreira um pouco mais diversificada, inclusive com dublagens em animações…
Na animação da Dreamworks, Stallone encarna Weaver, uma das milhares de formigas trabalhadoras que vivem sob um regime quase que ditadorial. Weaver é o melhor amigo do protagonista, o Z do título. Uma neurótica formiga que quer ascender na vida, não ser mais operário e, ainda por cima, mudar a vida dos colegas de trabalho. Neurótico por neurótico, ninguém melhor para dublá-lo do que o especialista no assunto Woody Allen…
3. O Sonho de Cassandra (2007)
Um dos trabalhos mais interessantes da “fase europeia”, assim digamos, de Woody Allen, acabou dividindo público e crítica, o que chega a ser injusto com esta obra. Em O Sonho de Cassandra, dois irmãos acabam entrando no mundo do crime para subir na vida. Porém, se o mais velho (Ewan McGregor) deixa a moral de lado, o caçula acaba enlouquecendo até chegar à tragédia. Quem rouba a cena como este irmão mais novo é Colin Farrell…
A controversa produção de Oliver Stone foi atacada por todos os lados na época de seu lançamento e não faltaram críticas inclusive ao protagonista, um Colin Farrell numa versão loira. A cinebiografia do grande líder da Macedônia foca na relação de amor do personagem principal com outro homem (Jared Leto), mas sua natureza bissexual acabou sendo eclipsada pela atuação de Angelina Jolie como sua mãe, papel que lhe valeu uma indicação ao Framboesa de Ouro…
5. A Troca (2008)
A redenção da esposa de Brad Pitt veio quatro anos depois com sua segunda indicação ao Oscar pelo papel da mãe que não acredita que seu filho tenha morrido em A Troca. Elogiada pela crítica e pelo público, Angelina pode não ter recebido o principal prêmio hollywoodiano, mas, ao menos, voltou à escolha de bons papéis no cinema. Mérito também de seu diretor neste filme, um incansável Clint Eastwood…
No clássico de Don Siegel, Clint vive Frank Morris, que em 1960 é condenado e enviado para Alcatraz, uma prisão de segurança máxima conhecida como A Rocha e que fica em uma ilha, com quase escassas possibilidades de fuga. Ao lado de outros prisioneiros, ele analisa as possíveis brechas do presídio e arma um plano de fuga que pode não dar certo para a maioria.
Últimos artigos deMatheus Bonez (Ver Tudo)
- In Memoriam :: Joan Fontaine (1917-2013) - 22 de outubro de 2020
- Morte Sobre o Nilo - 10 de março de 2020
- Aspirantes - 1 de novembro de 2019
Deixe um comentário